Celebração de Corpus Christi atrai fiéis em todo país

Tapetes de Corpus Christi decoram as ruas do Rio de Janeiro

Os tapetes de Corpus Christi, em frente à Catedral Metropolitana de São Sebastião, na Avenida Chile, centro da cidade do Rio de Janeiro, são uma tradição que reúne fiéis de paróquias e movimentos religiosos de vários bairros da capital. Eles chegaram no fim da madrugada para começar a confecção e, por volta de 12h, estavam concluindo o trabalho em 50 tapetes com diversos motivos relacionados a temas religiosos da Igreja Católica. Em geral, eles são feitos com o uso de sal grosso, serragem, borra de café e colorantes.

Tiago Pereira e seu vínculo com a tradição

Tiago Pereira é um jovem vocacionado que se prepara para entrar em um seminário. Saindo de casa às 4h20, ele mora em Madureira, bairro da zona norte do Rio, participando pelo quarto ano consecutivo da montagem junto com amigos do Grupo Vocacional Arquidiocesano (GVA). Com o sonho de se tornar padre no futuro, ele expressa a importância dessa tradição como uma forma de adoração ao Senhor.

A diversidade religiosa presente nos tapetes

No Rio de Janeiro, a diversidade religiosa se faz presente na montagem dos tapetes de Corpus Christi. Integrantes de uma escola de samba, como o Salgueiro, participaram da celebração montando um tapete com a imagem de São Sebastião, padroeiro do Morro do Salgueiro, da escola e da cidade. Essa aproximação entre a escola de samba e a Igreja Católica é incentivada pela própria Arquidiocese do Rio, promovendo a união entre diferentes manifestações religiosas na cidade.

União religiosa e diversidade de crenças

Na sequência, um grupo do Instituto Religare, composto por representantes de 28 religiões, preparou um tapete para simbolizar a união e a paz entre as diferentes crenças. A presidente do Instituto, Luzia Lacerda, destacou a importância desse ato de respeito mútuo e convivência pacífica entre os diversos grupos religiosos representados nos tapetes de Corpus Christi.

Tapetes sustentáveis e conscientização ambiental

No Santuário Arquidiocesano do Cristo Redentor, o arcebispo da Rio, dom Orani Tempesta, participou da solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, abrindo a Semana do Meio Ambiente. Ao lado da imagem do Cristo Redentor, foi confeccionado um tapete sustentável feito por jovens, destacando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e a importância da preservação ambiental.

Celebrações em diversas cidades

Além do Rio de Janeiro, as celebrações de Corpus Christi também ocorreram em São Paulo, onde fiéis se reuniram em frente à Catedral da Sé, e em Brasília, na Esplanada dos Ministérios. A tradição dos tapetes, trazida pelos portugueses como forma de evangelização, se mantém viva em diversas cidades, promovendo a união e a reflexão sobre a presença de Cristo na eucaristia.

Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok