Carlos Sainz vence GP da Austrália após abandono de Verstappen

Grande Prêmio da Austrália de Fórmula 1: Carlos Sainz quebra sequência de vitórias de Verstappen

O Grande Prêmio da Austrália de Fórmula 1, disputado nesse domingo (24), em Melbourne, teve um desfecho surpreendente. O espanhol Carlos Sainz, da Ferrari, foi o grande vencedor da corrida, encerrando uma série de nove vitórias consecutivas do holandês Max Verstappen, da Red Bull Racing, atual campeão, que largou na primeira posição. Para completar a festa da tradicional escuderia italiana, o monegasco Charles Leclerc terminou em segundo, seguido por Lando Norris, da McLaren, no pódio.

Max Verstappen tem empreitada interrompida

Verstappen, que buscava igualar seu próprio recorde de 10 vitórias consecutivas na categoria, teve sua missão interrompida logo nas primeiras voltas. Apesar de largar na pole position, o piloto viu sua RBR apresentar problemas nos freios e abandonou o GP precocemente.

Carlos Sainz aproveitou a oportunidade para assumir a liderança da corrida e não a largou mais. Curiosamente, ele havia ficado de fora da etapa anterior, na Arábia Saudita, por conta de uma cirurgia de apendicite.

O companheiro de equipe de Sainz, Charles Leclerc, também teve uma grande atuação e conquistou a segunda posição após uma disputa acirrada com Lando Norris no início da corrida.

Abandono de Hamilton e Russell

O GP da Austrália também foi marcado pelos abandonos de Lewis Hamilton e George Russell, ambos da Mercedes. Russell se envolveu em um acidente com o espanhol Fernando Alonso, da Aston Martin, e seu carro chegou a ficar atravessado na pista, levando à entrada do safety car.

Após a corrida, a direção considerou que Alonso teve participação no acidente de forma perigosa. O espanhol, que havia cruzado a linha de chegada em sexto lugar, foi punido com o acréscimo de 20 segundos no tempo final, caindo para oitavo na classificação.

Tabela de classificação e próximo compromisso

Com a vitória, Carlos Sainz soma importantes pontos na classificação geral da Fórmula 1. Após três corridas em 2024, Max Verstappen lidera a tabela de pilotos, seguido por Charles Leclerc e Sergio Perez, da Red Bull Racing. Na classificação de construtores, a Red Bull possui 97 pontos, apenas quatro a mais que a Ferrari.

O próximo desafio no calendário da Fórmula 1 é o Grande Prêmio do Japão, que será realizado entre os dias 5 e 7 de abril.

Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok