Câmaras de comércio pedem suspensão de taxas nos EUA e Brasil

Entidades pedem suspensão de tarifas dos EUA a produtos brasileiros

A U.S. Chamber of Commerce e a Câmara Americana de Comércio para o Brasil (Amcham Brasil) divulgaram uma nota conjunta solicitando ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a suspensão das tarifas de 50% impostas aos produtos brasileiros. A taxação está programada para entrar em vigor a partir de 1º de agosto, e as entidades expressaram preocupação com os impactos negativos que essa medida unilateral poderá causar.

Taxação prejudicial

Segundo a nota divulgada pelas entidades, a imposição das tarifas afetará produtos essenciais às cadeias produtivas e aos consumidores norte-americanos, elevando os custos para as famílias e reduzindo a competitividade de setores produtivos estratégicos dos Estados Unidos. Além disso, as câmaras de comércio argumentam que as taxações podem estabelecer um precedente preocupante nas relações econômicas entre os dois países.

Impacto nas pequenas empresas

As entidades ressaltam que mais de 6.500 pequenas empresas nos Estados Unidos dependem de produtos importados do Brasil, enquanto outros 3.900 empreendimentos norte-americanos possuem investimentos no país sul-americano. O Brasil é destacado como um dos dez principais mercados para as exportações dos Estados Unidos, recebendo anualmente cerca de US$ 60 bilhões em bens e serviços norte-americanos, conforme destacado no comunicado.

Diante desse cenário, a U.S. Chamber of Commerce e a Amcham Brasil defendem a realização de negociações de alto nível entre os governos dos Estados Unidos e do Brasil, a fim de evitar a implementação da tarifa de 50%. As entidades se colocam à disposição para apoiar iniciativas que favoreçam uma solução negociada, pragmática e construtiva, visando evitar a escalada da atual situação e garantir a continuidade de um comércio bilateral mutuamente vantajoso.

A relação comercial entre as duas maiores economias das Américas é vista como benéfica para consumidores, empregos e prosperidade em ambos os países. A U.S. Chamber of Commerce e a Amcham Brasil estão engajadas em buscar uma solução que preserve os interesses de ambas as partes e mantenha a estabilidade econômica e produtiva nas relações comerciais.

Fonte: Agência Brasil


1752620301 574 ebc

Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok