Calor devastador em Meca provoca morte de centenas

Centenas de fiéis morrem em peregrinação anual do hajj em Meca

Centenas de fiéis perderam suas vidas em meio a temperaturas escaldantes durante a peregrinação anual do hajj à cidade sagrada de Meca, na Arábia Saudita. Relatos de mídias oficiais na Europa, Oriente Médio e África apontam para uma tragédia durante o festival religioso.

Situação alarmante

Segundo informações da agência France Presse, citando um diplomata árabe, pelo menos 900 fiéis morreram, sendo que 600 deles eram egípcios. Apesar de a Arábia Saudita não ter divulgado um número oficial de mortes, diversos relatos de países participantes do hajj indicam que o calor extremo foi fatal este ano.

Mortes e desaparecidos

A agência oficial de notícias da Jordânia informou que 14 peregrinos morreram por exposição ao sol e calor. Já o Ministério das Relações Exteriores da Tunísia confirmou a morte de pelo menos 35 tunisianos devido a uma elevação acentuada de temperaturas. Além disso, 13 pessoas do Estado de Kerala, na Índia, perderam a vida, e 4 cidadãos russos faleceram por causas naturais relacionadas à saúde e idade. Três peregrinos do Senegal também não resistiram.

Trabalho incansável

O Ministério das Relações Exteriores do Egito informou que sua equipe consular na Arábia Saudita está empenhada em auxiliar na facilitação de enterros e na busca por peregrinos egípcios desaparecidos. Uma sala de operações 24 horas foi criada para lidar com os numerosos pedidos de socorro sobre parentes desaparecidos. Por sua vez, balanços mais recentes indicam que aproximadamente 922 fiéis perderam suas vidas, deixando familias de várias nacionalidades em busca de informações em hospitais.

Hajj: um dos cinco pilares do islã

O hajj é considerado um dos cinco pilares do islã, e todos os muçulmanos que possuem condições devem realizá-lo ao menos uma vez na vida. Este ano, cerca de 1,8 milhão de peregrinos participaram do hajj, sendo 1,6 milhão deles vindos do exterior. Ao longo dos anos, o festival tem sido marcado por uma série de tragédias, incluindo tumultos, incêndios e surtos de doenças. A peregrinação continua atraindo multidões de fiéis todos os anos em busca de cumprir seu dever religioso.

Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok