Hugo Calderano vence na estreia em Paris
Um dos grandes nomes da delegação brasileira em Paris, Hugo Calderano fez valer o favoritismo diante do anfitrião francês Alexis Lebrun. Número 6 do mundo, o carioca de 28 anos avançou às quartas de final, após derrotar Lebrun (16º no ranking) por por 4 sets a 1 (parciais de 3/11, 11/5, 11/6, 11/3, 11/8).
Nem mesmo o apoio maciço da torcida na arena Paris Sul foi suficiente para impedir a vitória do carioca nas oitavas. O duelo começou com o francês vencendo o primeiro set por 11/3, porém Hugo Calderano conseguiu se recuperar e virar o jogo nas parciais seguintes.
Duelo emocionante
Com a classificação, Calderano já igualou seu melhor resultado em Jogos Olímpicos em sua terceira participação. Na edição de Tóquio, chegou até as quartas de final, quando foi derrotado pelo alemão Dimitrij Ovtcharov. Por coincidência, Ovtcharov foi eliminado nas oitavas em Paris hoje.
O quinto set do confronto foi emocionante, com Calderano se mantendo focado e vencendo por 11/8 e fechando a partida em 4 sets a 1, de virada.
Destaque para a zebra histórica
Mais cedo, o sueco Truls Moregard surpreendeu ao derrotar o chinês Wang Chuqin por 4 sets a 1, eliminando assim o número 1 do mundo e principal favorito à medalha de ouro em Paris. Moregard ocupa a 26ª posição no ranking, enquanto Wang estava no mesmo lado da chave de Calderano.
A China ainda conta com outro representante na competição, Fan Zhendong, que é o vice-líder no ranking mundial. Os chineses tradicionalmente dominam as competições olímpicas de tênis de mesa, acumulando ao longo dos anos um histórico de 32 ouros e 60 medalhas nas disputas desde 1988.
Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok