
Problemas com visto impedem Hugo Calderano de disputar WTT Grand Smash nos EUA
Número 3 do mundo, o mesatenista brasileiro Hugo Calderano enfrenta um contratempo inesperado que o impede de participar do WTT Grand Smash dos Estados Unidos, em Las Vegas. A competição, equiparada a um Grand Slam no tênis de mesa, é uma das mais importantes do circuito mundial e tem início nesta sexta-feira (4).
Problema com o visto de entrada nos EUA
O atleta foi surpreendido pela Alfândega e Proteção de Fronteiras (CPB) dos EUA, que informou que ele não estava mais qualificado para a dispensa de visto devido à sua viagem a Cuba em 2023. Calderano possui cidadania e passaporte portugueses, que normalmente permitem a entrada nos EUA sem visto, assim como os demais cidadãos da União Europeia.

Tentativa de solução
Diante da situação, Calderano seguiu o protocolo habitual para suas viagens aos EUA, utilizando seu passaporte português. Ao ser informado do problema, mobilizou sua equipe em uma tentativa de obter um visto emergencial. Infelizmente, não houve tempo hábil para concluir esse processo.
“Segui o mesmo protocolo de todas as viagens anteriores que fiz aos Estados Unidos utilizando o meu passaporte português. Ao ser informado sobre a situação, mobilizei toda a minha equipe para conseguir um visto regular de emergência, mas, infelizmente, não houve tempo hábil. É frustrante ficar fora de uma das mais importantes competições da temporada por questões que fogem do meu controle, especialmente vindo de resultados tão positivos”, lamentou o atual vice-campeão mundial de tênis de mesa.
O mesatenista viajou a Cuba para participar do Campeonato Pan-Americano e do torneio de qualificação para os Jogos Olímpicos de Paris 2024, ambos organizados pela Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF).
Busca por alternativas
Calderano, acostumado a viajar para os EUA, solicitou a dispensa do visto pelo Sistema Eletrônico para Autorização de Viagem (ESTA). Diante da demora na confirmação, sua equipe buscou informações junto à Alfândega e Proteção de Fronteiras (CPB) e descobriu que a viagem a Cuba em 2023 foi o motivo da não-autorização.
A equipe do atleta buscou obter um visto emergencial, contando com o apoio da Associação de Tênis de Mesa dos Estados Unidos (USATT) e do Comitê Olímpico e Paralímpico dos EUA (USOPC). Apesar de conseguir um agendamento emergencial, não houve disponibilidade para uma entrevista consular que permitisse a tempo de competir em Las Vegas.
Restrições de viagem
No site do governo federal dos EUA, na área dedicada a viagens, constam restrições para cidadãos que fazem parte do Programa de Isenção de Visto e Prevenção de Viagem Terroristas de 2025. Uma das restrições é para aqueles que estiveram em Cuba a partir de 12 de janeiro de 2021, com exceções limitadas a viagens diplomáticas ou militares a serviço de um país integrante do Programa de Isenção.
Conquistas recentes de Calderano
No último fim de semana, Hugo Calderano conquistou o WTT Star Contender Ljubljana, na Eslovênia. Após nove temporadas, encerrou de forma brilhante sua trajetória no alemão Ochsenhausen, liderando a equipe na conquista da Liga Alemã de tênis de mesa.
Fonte: Agência Brasil
Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok









