Brics convida novos países para integrar acoalizão econômica

Brics convida 13 países para se tornarem membros associados

O Brics anunciou planos para convidar 13 países para participarem da organização na modalidade de membros associados. Entre os países convidados estão Cuba, Bolívia, Turquia, Nigéria, Indonésia, Argélia, Belarus, Malásia, Uzbequistão, Cazaquistão, Tailândia, Vietnã e Uganda. Atualmente, o bloco é composto pelos membros plenos Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, juntamente com os recentemente incorporados Irã, Emirados Árabes Unidos, Etiópia e Egito.

Convite em processo de confirmação

Embora os nomes dos países convidados ainda não tenham sido oficialmente divulgados, fontes ligadas às negociações confirmaram a intenção. O presidente da Rússia, Vladimir Putin, ressaltou a importância de confirmar o interesse desses governos em aderir ao bloco antes de anunciar os novos membros.

Putin enfatizou em uma entrevista coletiva: “Enviaremos um convite e uma proposta aos futuros países parceiros para participarem do nosso trabalho nessa qualidade [de parceiros associados] e, ao recebermos uma resposta positiva, anunciaremos quem está na lista. Seria inapropriado fazer isso agora, antes de termos uma resposta definitiva, embora todos esses países já tenham expressado interesse em se juntar ao Brics.”

Cúpula do Brics define critérios para novos membros associados

A 16ª cúpula do Brics, realizada em Kazan, na Rússia, foi marcada pela discussão sobre os critérios que nortearão a adesão de países na modalidade de membros associados. Mais de 30 nações manifestaram interesse em se juntar ao bloco e aguardam a definição dos critérios estabelecidos.

O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, destacou o consenso em relação aos princípios e critérios para os membros associados, ressaltando que a confirmação dos nomes depende de consultas a serem feitas pela Rússia junto aos países interessados.

Segundo Vieira: “Foi discutido e aprovado o conjunto de critérios que guiarão a expansão do Brics para novos membros associados. A lista de países será decidida após consultas da presidência russa aos países que atendem aos critérios estabelecidos.”

A diplomacia brasileira tem enfatizado a importância do equilíbrio geográfico na expansão do bloco, visando garantir uma representação equitativa entre os continentes, especialmente a América Latina.

Os membros plenos atuais são Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Irã, Emirados Árabes Unidos, Etiópia e Egito. A Arábia Saudita, embora tenha recebido convite para se tornar membro pleno, ainda não oficializou sua adesão, mas tem participado das reuniões do Brics.

Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok