
Delegação brasileira conquista bronzes no Grand Slam de Astana
A delegação brasileira de judô teve um excelente início no Grand Slam de Astana, no Cazaquistão, o último evento antes do Mundial Sênior em junho. As judocas Jéssica Pereira, Natasha Ferreira e Shirlen Nascimento garantiram medalhas de bronze no primeiro dia de competição, que reúne 400 atletas de 47 países até o próximo domingo (11).
Jéssica Pereira conquista bronze nos 52kg
A carioca Jéssica Pereira, vice-campeã no Pan-Americano e Oceania Sênior, brilhou na categoria até 52kg. Cabeça de chave 4, Jéssica folgou na primeira rodada e estreou nas oitavas, superando a israelense Ilay Hayun com um yuko no último segundo de luta. Em seguida, venceu a marroquina Soumiya Iraoui com um waza-ari seguido de um ippon.
Apesar de um revés na semifinal contra a alemã Seija Ballhaus, que conquistaria o ouro na categoria, Jéssica se recuperou na disputa pelo bronze. Contra a húngara Reka Pupp, a brasileira aplicou uma imobilização perfeita, forçando a adversária a desistir do combate e garantindo a medalha de bronze.
Natasha Ferreira sobe ao pódio nos 48kg
Recém-campeã no Pan-Americano, a curitibana Natasha Ferreira foi a primeira a conquistar a medalha de bronze. Cabeça de chave 4 na categoria até 48kg, Natasha venceu três combates para chegar ao pódio. Após derrotar a belga Lois Petit, a judoca brasileira enfrentou a chinesa Xinran Hui e, mesmo perdendo, seguiu para a repescagem.
Na disputa pelo bronze, Natasha enfrentou a mongol Narantsetseg Ganbaatar, reeditando a luta da edição anterior. Dessa vez, Natasha saiu vitoriosa ao aplicar um ippon decisivo contra a adversária, garantindo assim a medalha de bronze.
Shirlen Nascimento fecha o dia com bronze nos 57kg
A paranaense Shirlen Nascimento, medalha de ouro no Pan-Americano do mês passado, também brilhou no Grand Slam de Astana na categoria até 57kg. Após eliminar a italiana Giulia Carna na primeira rodada, Shirlen enfrentou a Faiza Mokdar nas quartas de final, sendo superada no golden score.
Recuperando-se na repescagem, Shirlen derrotou Kseniia Galitskaia e, com moral elevado, conquistou o bronze ao aplicar um ippon na atleta neutra Irina Zueva.
Transmissão ao vivo e programação
O Grand Slam de Astana pode render até 1000 pontos no ranking mundial, importante para a classificação à Olimpíada de Los Angeles 2028. Com 17 atletas brasileiros em competição, as disputas preliminares têm transmissão ao vivo no site Judo TV, enquanto as finais podem ser acompanhadas no Canal Olímpico do Brasil.
Programação dos próximos dias
Sábado (10): Nauana Silva (63kg), Rafaela Silva (63kg), Luana Carvalho (70kg), Gabriel Falcão (81kg) e Luan Almeida (81kg).
Horário: Preliminares às 2h30 | Finais às 9h (horário de Brasília)
Domingo (11): Beatriz Freitas (78kg), Karol Gimenes (78kg), Beatriz Souza (+78kg), Giovani Ferreira (90kg), Marcelo Fronckowiak (90kg) e Rafael Buzacarini (+100kg).
Horário: Preliminares às 3h | Finais às 9h (horário de Brasília)
Fonte: Agência Brasil
Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok









