
Desastres ambientais e climáticos ameaçam o Rio Grande do Sul e outras regiões do Brasil
Com a intensificação das mudanças climáticas provocadas pela ação humana no meio ambiente, têm aumentado os desastres ambientais e climáticos em todo o mundo, a exemplo do que ocorre no Rio Grande do Sul.
Desastres em todo o Brasil
No Brasil, o governo federal mapeou 1.942 municípios suscetíveis a desastres associados a deslizamentos de terras, alagamentos, enxurradas e inundações, o que representa quase 35% do total dos municípios brasileiros.
As áreas consideradas em risco concentram mais de 8,9 milhões de brasileiros, o que representa 6% da população nacional.
Estudo e metodologia
O estudo publicado em abril deste ano refez a metodologia até então adotada, ampliando em 136% o número dos municípios considerados suscetíveis a desastres. Em 2012, o governo havia mapeado 821 cidades em risco desse tipo.
Com os novos dados, sistematizados até 2022, os estados com a maior proporção da população em áreas de risco são Bahia, Espírito Santo, Pernambuco, Minas Gerais e Acre.
Coordenação do estudo
O estudo foi coordenado pela Secretaria Especial de Articulação e Monitoramento, ligada à Casa Civil da Presidência da República. O levantamento foi solicitado pelo governo em razão das obras previstas para o Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), que prevê investimentos em infraestrutura em todo o país.
Populações pobres em risco
As populações pobres são as mais prováveis de sofrerem com os desastres ambientais no Brasil, de acordo com a nota técnica do estudo.
Entre 1991 e 2022, foram registrados 23.611 eventos, 3.890 óbitos e 8,2 milhões de desalojados ou desabrigados decorrentes de inundações, enxurradas e deslizamentos de terra.
Recomendações para o futuro
A nota técnica do estudo faz uma série de recomendações ao Poder Público para minimizar os danos dos desastres futuros, como a ampliação do monitoramento e sistemas de alertas para riscos relativos a inundações.
É fundamental promover ações governamentais coordenadas voltadas à gestão de riscos e prevenção de desastres, sendo o Novo PAC uma oportunidade para melhorar a gestão de riscos e desastres no Brasil.
Confira se seu município está na lista dos elegíveis para as ações preventivas, a partir da página 12 da nota técnica.
Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok









