Brasil pede apoio global para reduzir tensões no Oriente Médio

Ministério das Relações Exteriores emite nota sobre envio de drones e mísseis do Irã em direção a Israel

O Ministério das Relações Exteriores divulgou neste sábado à noite (13) uma nota na qual o governo brasileiro manifesta “grave preocupação” com relatos de envio de drones e mísseis do Irã em direção a Israel. Segundo a nota, a ação militar deixou em alerta países vizinhos como Jordânia e Síria, exigindo a mobilização de esforços da comunidade internacional para evitar uma escalada no conflito.

Alerta sobre potencial destrutivo do conflito na região

O Governo brasileiro, desde o início do conflito em curso na Faixa de Gaza, vem alertando sobre o potencial destrutivo do alastramento das hostilidades para a Cisjordânia e outros países da região, como Líbano, Síria, Iêmen e agora, o Irã.

Apelo à contenção e mobilização internacional

O Brasil apela a todas as partes envolvidas que exerçam máxima contenção e convoca a comunidade internacional a unir esforços para evitar uma escalada do conflito. A recomendação é para que não sejam realizadas viagens não essenciais à região e que nacionais que já estejam nos países afetados sigam as orientações das embaixadas brasileiras.

Monitoramento da situação dos brasileiros na região

O Itamaraty tem monitorado a situação dos brasileiros na região desde outubro passado, especialmente em países como Israel, Palestina e Líbano. O governo brasileiro reforça a importância de estar atento às informações divulgadas pelas embaixadas brasileiras e seguir as orientações para garantir a segurança dos cidadãos brasileiros na região.

Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok