Brasil ultrapassa 1.000 mortes por dengue em 2023
O Brasil alcançou um triste marco no combate à dengue. De acordo com o Painel de Arboviroses do Ministério da Saúde, o país contabiliza mais de 1.000 mortes pela doença somente no período de janeiro até esta quarta-feira (3). O total de óbitos relacionados à dengue ao longo de 2023 já chega a 1.079.
Situação atual da dengue no Brasil
De acordo com os dados do painel, atualmente 1.531 mortes estão em processo de investigação e o número de casos registrados da doença atinge a marca de 2,6 milhões no país.
Tendências nos estados brasileiros
No dia 2 de abril, o Ministério da Saúde divulgou informações sobre a situação da dengue em diferentes estados do Brasil. Segundo o comunicado, oito unidades federativas apresentam queda no número de casos da doença. São eles: Acre, Amazonas, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Piauí, Roraima e Distrito Federal. Essa redução nas ocorrências indica uma melhora significativa na situação epidemiológica dessas regiões.
Declaração da Secretária de Vigilância em Saúde
Em entrevista coletiva, a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, Ethel Maciel, afirmou: “Os estados que estão com queda foram os primeiros a enfrentar a epidemia. Para esses, podemos dizer que o pior já passou”. Apesar da melhora em diversos locais, sete estados ainda registram aumento nos casos de dengue: Alagoas, Bahia, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe. Em relação a 12 estados, os números permanecem estáveis.
Alerta do Ministério da Saúde
Apesar das variações nos índices de dengue em diferentes regiões do país, o Ministério da Saúde reforça a importância da continuidade das ações de vigilância e prevenção contra a doença, visto que a dengue ainda representa um grave problema de saúde pública no Brasil.
Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok