Brasil exige visto de turistas da Austrália, Canadá e EUA

Cidadãos da Austrália, Canadá e Estados Unidos agora precisam de visto para entrar no Brasil

A partir da próxima quarta-feira (10), os cidadãos da Austrália, Canadá e Estados Unidos, portadores de passaporte comum, terão que apresentar visto para entrar no Brasil. A exigência do documento será feita em portos, aeroportos e fronteiras terrestres.

O prazo inicial estabelecido para a cobrança do visto era 10 de janeiro, porém foi adiado para abril, através do Decreto nº 11.875/2024. O Ministério de Relações Exteriores (MRE) justificou a prorrogação do prazo como necessário para a conclusão do processo de implementação do sistema e para evitar consequências negativas para o turismo brasileiro durante a alta temporada de viagens.

A decisão que derruba o ato do governo anterior

Essa nova exigência de visto derruba a decisão do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, que em março de 2019 havia dispensado a obrigatoriedade de visto para turistas norte-americanos, canadenses, australianos e japoneses no território brasileiro. A medida unilateral foi tomada na época, uma vez que os brasileiros seguiam necessitando de visto para viajar para esses países, conforme as regras vigentes em cada um deles. O MRE salienta que a diplomacia brasileira baseia-se na reciprocidade de ações, como na exigência de vistos.

O fim da isenção com o Japão

Em maio de 2023, o Japão saiu dessa lista, pois Brasil e Japão firmaram um acordo para liberar a exigência de vistos para os cidadãos de ambos os países, permitindo viagens de até 90 dias, em vigor desde setembro do mesmo ano.

A Embratur, em colaboração com operadores de turismo e companhias aéreas nos três países mencionados, está amplamente divulgando a necessidade do visto para turistas a partir de 10 de abril em multiplataformas como vídeo, redes sociais, hotsite, e-mail e cartazes nos postos diplomáticos brasileiros, além de informes nos sites das embaixadas brasileiras.

Visto eletrônico para facilitar a entrada

A partir de 10 de abril, os turistas dos três países deverão solicitar o visto eletrônico, conhecido como e-Visa, através do site: https://brazil.vfsevisa.com, com taxa de emissão de US$ 80,90. Esse visto eletrônico dispensa a necessidade de comparecimento aos consulados brasileiros, pois o processo pode ser feito de forma totalmente online, com apresentação de documentos por upload e recebimento do visto por e-mail. Ao entrar no Brasil, basta apresentar o passaporte válido e uma cópia impressa do visto temporário.

O e-Visa permite múltiplas entradas e tem prazo de validade semelhante aos vistos convencionais: dez anos para norte-americanos e cinco anos para canadenses e australianos. As novas regras se aplicam para permanências de até 90 dias no território brasileiro, prorrogáveis pelo mesmo período, desde que não ultrapassem 180 dias a cada 12 meses.

Em caso de dúvidas sobre o e-Visa, os cidadãos dos países afetados podem entrar em contato através do e-mail: brazilevisa@vfsglobal.com, fornecendo nome completo, país de cidadania e detalhes sobre o problema enfrentado, além de informações sobre o dispositivo eletrônico utilizado para acessar o site.

Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok