
Brasil e Chile assinam 19 acordos e atos bilaterais em diversas áreas
O Brasil e o Chile assinaram, nesta segunda-feira (5), 19 acordos e outros atos bilaterais em áreas que vão do turismo, ciência e tecnologia, defesa, agropecuária e direitos humanos até as relações comerciais e de investimentos. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está em visita oficial ao Chile e foi recebido pelo presidente do país, Gabriel Boric, no Palácio de La Moneda, em Santiago.
Acordos buscando a diversificação
Os dois países têm mais de 90 acordos bilaterais em vigor e um comércio equilibrado, mas ainda pouco diversificado. Os acordos assinados hoje visam a busca pela diversificação.
Colaborações para integração e desafios comuns
Em discurso, Lula destacou as colaborações pactuadas para a integração real entre os países, especialmente nas áreas de mudanças climáticas e turismo. O presidente brasileiro ressaltou a importância da cooperação diante de desafios como catástrofes naturais e crime organizado.
Fortalecimento nas áreas de comércio e combate ao crime
O presidente chileno, Boric, reforçou a importância de atos que devem ampliar o fluxo comercial e turístico entre os dois países, assim como ações conjuntas de combate ao crime organizado e ao tráfico de drogas. Durante o encontro foi assinado um tratado sobre extradição.
Integração regional e futuro colaborativo
A visita de Lula ocorre em um momento de retomada do processo de integração da América do Sul. Além disso, Brasil e Chile têm mais de 90 acordos bilaterais em vigor e são sócios no Corredor Bioceânico. A infraestrutura estará concluída em breve, visando facilitar a logística entre os países.
Posicionamentos em relação à Venezuela
O presidente chileno, Gabriel Boric, reagiu negativamente ao anúncio de reeleição de Nicolás Maduro na Venezuela. O Brasil segue defendendo o diálogo e a transparência nos resultados eleitorais, em meio a tensões diplomáticas com o país vizinho.
Agenda de compromissos
A visita oficial de Lula ao Chile inclui uma série de compromissos, como encontros com líderes políticos e empresariais e discussões sobre comércio e investimentos entre os dois países. A agenda ainda prevê encontros com autoridades locais e a participação em eventos empresariais.
Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok









