Estados Unidos vencem o Brasil e levam o ouro no futebol feminino em Paris
No detalhe, os Estados Unidos mostraram eficiência e derrotaram o Brasil neste sábado (10) por 1 a 0, no Parque dos Príncipes, para levar o ouro no futebol feminino na Olimpíada de Paris. Mallory Swanson fez o gol que deu a quinta medalha dourada às norte-americanas em Jogos Olímpicos. O Brasil, assim como em Atenas (2004) e Pequim (2008), termina com a prata em uma decisão contra os EUA. Na véspera, a Alemanha garantiu o bronze ao derrotar a Espanha.
Estratégia tática e atuações individuais na final
Mantendo a fórmula que deu resultado com as surpreendentes classificações diante de França e Espanha, nas quartas e semifinais, respectivamente, o técnico Arthur Elias iniciou a partida com Marta no banco de reservas. A camisa 10, que esteve suspensa nas duas partidas anteriores, estava liberada para atuar.
No primeiro tempo, a seleção brasileira praticou o jogo que deu muitos frutos no mata-mata: forte marcação para recuperar a bola e ligação rápida com a parte ofensiva. O Brasil esteve sempre mais próximo do gol, mas sem efetividade nas finalizações.
Partida equilibrada e VAR em ação
Mesmo tendo dificuldade em manter a posse de bola, o Brasil seguiu buscando o gol. Duas jogadas contaram com intervenção do VAR, com um gol de Ludmila anulado por impedimento e um pedido de pênalti não concedido para as brasileiras.
No segundo tempo, as equipes permaneceram sem alterações, mas a estratégia brasileira não surtia efeito. Aos onze minutos, os Estados Unidos marcaram o gol que definiu o placar. Após checagem do VAR, a jogadora Smith balançou as redes.
Brasil tenta reação, mas ouro fica com os EUA
Com a entrada de Marta em campo, o Brasil buscou reagir, porém encontrou dificuldades para criar oportunidades claras de gol. Mesmo pressionando nos acréscimos, a equipe não conseguiu o empate. Os Estados Unidos confirmaram o ouro com uma campanha de seis jogos e seis vitórias.
Pelo lado brasileiro, Marta se despede dos Jogos Olímpicos com mais uma prata, se tornando a segunda maior artilheira da história da competição, com 13 gols, atrás apenas de Cristiane, que marcou 14.
Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok