A seleção brasileira de atletismo busca vagas para a Olimpíada de Paris no Mundial de marcha atlética
A seleção brasileira de atletismo está em Antalya, Turquia, para disputar o Mundial de marcha atlética por equipes. O evento reúne 431 atletas de 52 países, todos em busca da classificação para os Jogos Olímpicos de Paris. Com duas vagas individuais já garantidas na prova dos 20 quilômetros por Caio Bonfim e Erica Sena, o Brasil agora mira na conquista de mais vagas no revezamento misto, prova que fará sua estreia no programa olímpico em Paris.
Delegação brasileira no Mundial de Antalya
A delegação brasileira é composta por 14 atletas, sendo seis mulheres e oito homens. Duas duplas competirão na maratona no revezamento misto: Caio Bonfim e Viviane Lyra, e Gabriela Muniz e Max Batista dos Santos. Os atletas percorrerão a distância de 42.195 km em etapas, com a primeira delas de 12.195 km a ser realizada por um atleta homem, seguida por trechos de 10 km alternados por atletas homens e mulheres. As 22 equipes melhores classificadas garantirão vaga em Paris 2024, e as cinco primeiras colocadas terão direito a uma segunda dupla nos Jogos.
Palavras dos atletas brasileiros
“Acredito sim que possamos conquistar essa vaga e o sentimento é de muita esperança. Vamos dar o nosso melhor para representar bem o Brasil”, garantiu Caio Bonfim, que já está classificado para Paris, em declaração à Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).
Caio e Viviane já possuem experiência na prova da marcha atlética no revezamento misto, conquistando a medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos de Santiago (Chile) no ano passado. Viviane expressou sua expectativa em conquistar uma vaga entre as melhores duplas do mundo ao lado de Caio.
“Será uma grande honra representar o nosso país ao lado desta grande fera da marcha atlética, que é o Caio Bonfim. A expectativa é conquistar uma vaga para o Brasil entre as melhores duplas do mundo”, projetou Viviane.
Outro atleta brasileiro de destaque, Matheus Correa, busca a classificação para Paris na prova dos 20 km. Ele planeja conquistar o índice para o Mundial e brigar por uma vaga olímpica.
“Estou apostando no índice para o Mundial (1h20min10s) nos 20 km que pode sair em Antalya ou no Troféu Brasil. Vou brigar pela vaga olímpica”, planeja Correa, que representou o Brasil na edição de Tóquio 2020.
Atletas brasileiros no Mundial
Feminino
Viviane Santana Lyra – Maratona em revezamento misto
Erica Rocha de Sena – 20km Adulto
Gabriela de Souza Muniz – Maratona em revezamento misto
Mayara Luize Vicentainer – 20km Adulto
Gabrielly Cristina dos Santos – 20km Adulto
Thaliane Janaina Miranda da Cruz – 10km Sub-20
Masculino
Caio Oliveira de Sena Bonfim – Maratona em revezamento misto
Matheus Gabriel de Liz Correa – 20km Adulto
Lucas Gomes de Souza Mazzo – 20km Adulto
Max Batista Gonçalves dos Santos – Maratona em revezamento misto
Paulo Henrique Ribeiro – 20km Adulto
Klaubert Emanoel Ferreira de Franca – 10km Sub-20
João Paulo Nobre De Oliveira – 10km Sub-20
Santiago David Gonzalez Urbina – 10km Sub-20