Brasil busca adesão à Aliança Global contra a Fome na FAO.

Ministro do MDS, Wellington Dias, apresenta ações da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza em Roma

O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Wellington Dias, esteve em Roma, na Itália, nesta segunda-feira (21), para apresentar as ações da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza. A iniciativa foi lançada pelo Brasil durante a presidência rotativa do G20, em julho deste ano, no Rio de Janeiro, e foi pactuada por todos os membros do bloco, que reúne os países com as maiores economias do mundo, além da União Africana e União Europeia.

52ª Sessão Plenária do Comitê de Segurança Alimentar

Wellington Dias representará o governo brasileiro na 52ª Sessão Plenária do Comitê de Segurança Alimentar (CSA), que acontece na sede da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), em Roma, até sexta-feira (25). Durante o evento, o ministro convidou governos e organizações de todo o mundo a aderirem à iniciativa, destacando que se trata de um projeto de Estado com amplo foco na redução da pobreza e da fome.

Mapa da Fome

Um dos objetivos do Brasil é sair do Mapa da Fome até 2026. Wellington Dias ressaltou que o país está comprometido com o cumprimento do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) número 2, que visa acabar com a fome, garantir a segurança alimentar e promover a agricultura sustentável até 2030. O ministro acredita que a aliança global pode contribuir significativamente para retirar populações vulneráveis da pobreza e da extrema pobreza em todo o mundo.

Sofi 2024

A FAO apresentou a edição de 2024 do relatório anual O Estado da Segurança Alimentar e Nutrição no Mundo (Sofi). O estudo revelou uma piora nos indicadores de fome e segurança alimentar global nos últimos anos, porém destacou a melhora na América Latina e Caribe, sendo o Brasil um dos países que contribuíram para esses avanços. 24,4 milhões de pessoas deixaram de passar fome no Brasil, graças a iniciativas como reestruturação do Bolsa Família e do Programa Nacional de Alimentação Escolar.

A Sessão Plenária do CSA celebra 50 anos e os 20 anos das diretrizes voluntárias para alimentação adequada. Representantes de diversos órgãos governamentais e organizações internacionais dedicados à segurança alimentar e nutricional participam das discussões em Roma.

Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok