Braga Netto terá audiência de custódia hoje.

General e ex-ministro Braga Netto é preso pela Polícia Federal

O general e ex-ministro Braga Netto foi preso na manhã deste sábado (14) pela Polícia Federal e passará por audiência de custódia às 14h, por videoconferência.

Detalhes da prisão e custódia

Braga Netto está detido na sede da Polícia Federal, no Rio de Janeiro, após ter sido preso em sua residência em Copacabana. Após a audiência, ele será transferido para uma unidade do Exército, onde ficará sob custódia, com previsão de ser levado para o Comando Militar do Leste.

Motivação da prisão

A prisão do general foi determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, relator do inquérito do golpe de Estado no Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo a Polícia Federal, Braga Netto, um dos alvos do inquérito, estaria atrapalhando as investigações, especialmente “na livre produção de prova durante a instrução do processo penal”.

Participação no inquérito e acusações

Braga Netto, que foi candidato a vice-presidente em 2022 na chapa com Jair Bolsonaro, é apontado como um dos principais líderes da tentativa de golpe de Estado no país para evitar a posse de Luiz Inácio Lula da Silva.

No mês passado, a Polícia Federal indiciou o militar e mais 36 pessoas, apontando que Braga Netto teve participação concreta nos atos relacionados à tentativa de golpe de Estado e à abolição do Estado Democrático de Direito, inclusive na tentativa de obstrução da investigação.

Uma das reuniões para tratar do plano golpista e de matar o presidente Lula, o vice Geraldo Alckmin e o ministro Alexandre de Moraes foi realizada na casa do general, no dia 12 de novembro de 2022, conforme apuração da PF.

Contato com a defesa

A Agência Brasil está tentando contato com a defesa de Braga Netto para obter mais informações sobre o caso.

Fonte: Agência Brasil

Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok