Bombeiros atendem 230 ocorrências por chuvas no Rio.

Chuvas no Rio: Bombeiros atendem 237 ocorrências e Secretaria de Saúde distribui medicamentos

Desde a última quinta-feira (21), o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro atendeu 237 ocorrências relacionadas às chuvas, com o número de mortes chegando a 8 nesse período. Até agora, os bombeiros atuaram em 111 inundações e alagamentos, 30 desabamentos ou deslizamentos e realizaram 52 cortes de árvores.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES RJ) realizou, neste domingo (24), uma nova entrega de kits calamidade a municípios afetados pelas chuvas. Esses kits contêm medicamentos, como analgésicos e antibióticos, e insumos, como máscaras, agulhas, seringas e soro. Os itens foram levados de Niterói para Petrópolis, Teresópolis e Bom Jesus do Itabapoana.

Entrega de Medicamentos

No sábado (23), técnicos da SES-RJ e a secretária Claudia Mello visitaram Teresópolis e Petrópolis para avaliar os estragos e necessidades de saúde. Mais de 20 mil itens foram enviados até o momento para os municípios afetados, com equipes de plantão para emergências.

Objetivos

A Secretária de Saúde destacou a importância de orientar os gestores municipais para mitigar os impactos na população. Em Teresópolis e Petrópolis, equipes da SES-RJ reuniram-se com autoridades locais e visitaram abrigos temporários.

Em Petrópolis, foram entregues kits calamidade no Núcleo de Assistência Farmacêutica e vistoriados abrigos temporários. Em Magé, agentes da SES-RJ visitaram unidades básicas de saúde afetadas pelas chuvas.

Doenças de Veiculação Hídrica

A superintendente de Emergências em Saúde Pública da SES-RJ alertou para o aumento de doenças de veiculação hídrica, como leptospirose e doenças diarreicas. Mudanças na logística de distribuição visam acelerar a ajuda aos municípios.

Ministério da Saúde

Um representante do Ministério da Saúde acompanhou os serviços de saúde prestados aos abrigados no Ponto de Apoio do Alto Independência. O prefeito de Petrópolis destacou a importância do apoio do governo federal nesse momento de emergência.

O Ministério da Saúde se dispôs a reforçar equipes de saúde e atender outras demandas do município. Equipes visitam escolas e abrigos para avaliar a situação e prestar auxílio às vítimas das chuvas.

Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok