Biden visita Amazônia e Rio em última viagem ao exterior

Joe Biden faz primeira viagem à floresta amazônica como presidente dos EUA

O atual presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, está programado para fazer neste domingo (17) sua primeira viagem à floresta amazônica. No entanto, a visita será ofuscada pelas promessas do presidente eleito, Donald Trump, de reverter suas políticas ambientais.

Visita à região amazônica do Brasil

Biden chegará a Manaus, a maior cidade da região amazônica do Brasil, como parte de uma viagem pela América do Sul. Esta provavelmente será a última grande visita ao exterior de seu mandato.

Após se reunir com o presidente chinês, Xi Jinping, em Lima no sábado, o presidente de 81 anos fará um passeio aéreo pela Amazônia e visitará um museu antes de falar com a imprensa, de acordo com informações da Casa Branca.

Compromisso com o meio ambiente

O objetivo da visita de Biden será destacar seu compromisso pessoal e o compromisso contínuo dos Estados Unidos em combater a mudança climática em casa e no exterior, conforme declarou o conselheiro de Segurança Nacional, Jake Sullivan.

O presidente se encontrará com líderes indígenas e locais que trabalham para proteger a Amazônia, considerada uma região crucial na luta contra o aquecimento global por sua capacidade de absorver CO2.

Desafios ambientais e políticas de Trump

Entretanto, a visita de Biden acontece em um momento em que o mundo se prepara para o retorno de Donald Trump à Casa Branca, após sua vitória eleitoral sobre Kamala Harris.

O republicano prometeu reverter as políticas ambientais de Biden e pode retirar os Estados Unidos dos esforços internacionais para limitar o aquecimento global. A Amazônia, uma das áreas mais vulneráveis às mudanças climáticas, registra incêndios e enfrenta a degradação ambiental.

Impacto global

Um estudo recente revela que a floresta amazônica perdeu uma área significativa nas últimas décadas, alertando para uma possível ‘savanização’ da região. A presidência de Trump poderia atrasar a transição para a energia verde e comprometer metas climáticas cruciais.

Próximos passos de Biden

Após a visita à Amazônia, Biden seguirá para o Rio de Janeiro para participar da reunião do G20. Lá, questões como o retorno de Trump e a conferência da ONU sobre clima serão discutidas. O presidente americano terá encontros com líderes regionais, incluindo Luiz Inácio Lula da Silva e Javier Milei.

Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok