Bares e restaurantes esperam aumentar faturamento no Dia dos Namorados

Dia dos Namorados promete impulsionar setor de bares e restaurantes, revela pesquisa

O Dia dos Namorados é considerado uma das datas mais importantes para o setor de bares e restaurantes, depois do Dia das Mães. Neste ano, a data leva otimismo aos empresários, conforme revela pesquisa divulgada pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). O levantamento ouviu 2.748 empresários de todo o país e constatou que 74% deles estimam um aumento no faturamento em relação ao ano passado. Desses, 66% esperam faturar até 30% a mais este ano.

Cenário otimista para o Dia dos Namorados

Para o presidente da Abrasel, Paulo Solmucci, o Dia dos Namorados é o melhor dia do ano para o setor. Segundo ele, não há faturamento equivalente a essa data. Enquanto o Dia das Mães é voltado para mulheres casadas ou com filhos, o Dia dos Namorados envolve toda a sociedade, desde crianças até adultos. Solmucci ressaltou que as pessoas começam a comemorar essa data desde cedo, tornando-a muito especial.

Solmucci destacou que, se não fosse a tragédia no Rio Grande do Sul, o índice de empresas esperando maiores faturamentos poderia ser ainda mais expressivo. As chuvas e enchentes agravaram as dificuldades enfrentadas pelas empresas da região, levando muitos estabelecimentos a operarem no prejuízo em abril e a não conseguirem pagar salários em junho. A pesquisa mostrou que apenas 17% das empresas gaúchas tiveram lucro.

Crescimento e perspectivas

A pesquisa para o Dia dos Namorados indica que, em comparação com 2023, três em cada quatro empresários esperam ter um desempenho melhor este ano. Para Solmucci, o faturamento tem apresentado um crescimento notável nessa data. Ele destacou que, após um período desafiador durante a pandemia, o setor vem se recuperando, impulsionado pela geração de empregos e aumento da renda da população.

O presidente da Abrasel ressaltou que o Brasil tem conseguido gerar empregos e manter a taxa de desemprego baixa, contribuindo para o cenário positivo do setor de bares e restaurantes. Além disso, os preços das refeições nos estabelecimentos estão mais atrativos, se comparados com os preços de refeições caseiras, o que favorece o setor.

Desafios e atrasos nos pagamentos

A pesquisa também abordou a questão dos atrasos nos pagamentos enfrentados pelos empresários, incluindo encargos, impostos e aluguel. Dos entrevistados, 40% admitiram ter pagamentos em atraso, sendo os impostos federais (72%), impostos estaduais (53%) e empréstimos bancários (38%) os mais citados.

Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok