Avião na Índia declara ‘mayday’ segundos após decolar – 240 pessoas a bordo

Avião com 242 pessoas a bordo cai na Índia

Um avião com 242 pessoas a bordo caiu na Índia nesta quinta-feira (12). O incidente ocorreu próximo ao aeroporto da cidade de Ahmedabad, no oeste da Índia, no início da manhã, no horário de Brasília, início da tarde, no horário local. Ainda não se sabe se há mortos ou feridos.

O significado de Mayday

No momento da queda, o piloto chegou a declarar “Mayday” para a torre de comando, mas, em seguida, não houve mais resposta da aeronave.

Mayday é um código radiotelefônico internacional de perigo. Quando anunciado três vezes, repetidas e seguidas, indica perigo grave e iminente, e que a aeronave precisa de assistência imediata.

No caso do voo, o piloto só repetiu a palavra uma vez, mas isso pode ter ocorrido porque o sinal foi interrompido antes que o comando completo fosse dado.

O que aconteceu com o avião da Air India?

O voo era operado pela Air India e tinha como destino o aeroporto de Gatwick, em Londres, no Reino Unido, quando caiu no início da tarde no horário local. Mais de 50 britânicos estavam a bordo.

O avião caiu em uma área residencial segundos após a decolagem, em uma região próxima ao aeroporto. Segundo autoridades indianas de aviação, havia um total de 242 pessoas a bordo do avião: 232 passageiros e 10 membros da tripulação.

Entre os passageiros, estavam 169 eram indianos, 53 britânicos, sete portugueses e um canadense, confirmaram a Air India e a agência de notícias Reuters. Um ex-ministro indiano da região de Gujarat estava na aeronave, segundo o jornal “India Today”.

Equipes de resgate foram acionadas e estão no local da queda. Todas as operações no aeroporto de Ahmedabad foram suspensas. A Air India informou que os feridos estão sendo levados para hospitais da região e que está cooperando com as autoridades que investigam a queda. Ainda não se sabe a causa da queda.

Segundo a plataforma de monitoramento FlightRadar24, o avião, um Boeing 787-8 Dreamliner, perdeu a comunicação logo após decolar, a uma altura de cerca de 190 metros em relação ao solo.

Imagens circulando nas redes sociais mostraram destroços em chamas e uma densa fumaça preta subindo aos céus nas proximidades do aeroporto. Uma delas mostrou o avião sobrevoando uma área residencial e desaparecendo da tela antes de uma imensa nuvem de fogo subir ao céu, vinda de além das casas.

Voo da Air India com destino a Londres cai na Índia em 12 de junho de 2025. — Foto: Reprodução/FlightRadar24

Fonte: G1

Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok