Avanço russo: Moscou afirma ter tomado aldeia na Ucrânia.

Exército russo anuncia a tomada do povoado de Bogdanivka

O Soldado Povoado de Bogdanivka, localizado próximo ao reduto estratégico de Chasiv Yar, na região de Donetsk, teve sua tomada anunciada pelo Exército russo neste domingo (21/04). Esse povoado é considerado uma importante meta que o Kremlin deseja capturar até 9 de maio, data do aniversário da vitória sobre a Alemanha nazista.

Pressão sofrida por Kiev e ajuda dos EUA

Esse anúncio evidencia a pressão enfrentada por Kiev em meio à falta de munição. O Exército russo informou que as unidades do Agrupamento do Sul assumiram o controle total do vilarejo, que antes da guerra abrigava menos de cem pessoas. Além disso, as tropas russas repeliram dois contra-ataques da 93ª Brigada Mecanizada do Exército ucraniano e avançaram em direção a Chasiv Yar.

Fortaleza defendida pela Ucrânia e objetivo de Moscou

Chasiv Yar, defendida pela 41ª Brigada Mecanizada, é considerada o principal alvo de Moscou na atual ofensiva no coração de Donbass. O presidente ucraniano, Volodimir Zelenski, esteve presente na sexta-feira em Chasiv Yar e Moscou espera conquistá-la até o dia 9 de maio, data simbólica para a Rússia.

Ofensiva russa e desafios na região

O Exército russo lançou uma ofensiva na linha de frente em outubro de 2023, recapturando vários redutos ucranianos, incluindo Avdivka, nos arredores de Donetsk. Contudo, a região nordeste de Kharkiv ainda não foi recuperada, desafiando a estratégia russa de criar um cinturão de segurança e reduzir os ataques na região fronteiriça de Belgorod.

md (EFE, AFP)

Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok