Ministério da Saúde aumenta valor do auxílio para pessoas com transtorno mental
O Ministério da Saúde anunciou um aumento significativo no valor do auxílio concedido a pessoas com transtorno mental que ficaram internadas por longos períodos em hospitais psiquiátricos e de custódia. O benefício passou de R$ 500 para R$ 755, um aumento de 51%.
Estímulo à reinserção social e bem-estar
Segundo o ministério, a medida tem como objetivo favorecer a ampliação da rede de relações dessas pessoas, bem como estimular o pleno exercício de seus direitos civis, políticos e de cidadania fora da unidade hospitalar. O auxílio faz parte do programa De Volta para Casa, que busca estimular a reinserção social e o bem-estar de pessoas que ficaram dois anos ou mais internadas de forma ininterrupta.
Investimentos e ações para saúde mental
Em agosto de 2023, o programa De Volta para Casa já havia beneficiado aproximadamente 8 mil pessoas ao longo de 20 anos. Além disso, o ministério criou um departamento específico para tratar sobre a saúde mental, focado em habilitar novos serviços e recompor Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e Serviços Residenciais Terapêuticos (SRT).
Uma das estratégias adotadas para ampliar o acesso à saúde mental é a construção de unidades de atendimento. O novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) prevê a construção de 150 novos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) em todas as regiões do país, com o objetivo de atender 13,4 milhões de pessoas.
Com essas ações e investimentos, o Ministério da Saúde busca promover a melhoria do atendimento e a garantia dos direitos das pessoas com transtorno mental, priorizando sua reinserção social e bem-estar.
Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok