Atualize o e-Título agora para o 1º turno das eleições.

Alerta: atualize seu e-Título para o primeiro turno das eleições municipais de 2024

Com o primeiro turno das eleições municipais de 2024 agendado para o dia 6 de outubro, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) alerta os eleitores para a importância de atualizarem o aplicativo e-Título. A recomendação visa garantir tranquilidade e facilidade no momento de participar do pleito, evitando possíveis problemas técnicos.

Importância da atualização antecipada

A recomendação é que os eleitores baixem o aplicativo antecipadamente para evitar “eventuais filas virtuais” nos dias próximos às eleições. A grande quantidade de acessos simultâneos pode comprometer a qualidade da conexão, por isso, o tribunal orienta não deixar a atualização para a última hora.

No último dia 5, a presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, incentivou a atualização do e-Título, destacando a facilidade do procedimento. Ela ressaltou a importância de não deixar essa atualização para os últimos dias.

Como atualizar o e-Título

Para realizar a atualização, é necessário acessar a aba de atualização de aplicativos nas lojas virtuais Google Play e Apple Store, dependendo do tipo de celular utilizado. Ao clicar em “atualizar”, o e-Título estará com a versão mais recente disponível. A última atualização, realizada em 1º de setembro, trouxe melhorias na identificação por biometria e na consulta ao local de votação, bem como ajustes de desempenho.

Documentação necessária

O TSE reforça que, para votar, é preciso apresentar apenas um documento oficial com foto. Caso opte por se identificar apenas pelo e-Título, o perfil no aplicativo deve conter uma foto, o que requer cadastramento biométrico prévio na Justiça Eleitoral.

Funcionalidades do e-Título

O e-Título possibilita obter a versão digital do título de eleitor e acesso rápido a informações cadastradas na Justiça Eleitoral. Desde o seu lançamento, em 2017, o aplicativo adquiriu diversas funcionalidades, como a emissão de certidões, justificativa de ausência no pleito, acesso a guias para multas, autenticação de documentos eleitorais e inscrição como mesário voluntário.

Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok