Ataque ucraniano provoca explosão em base de bombardeiro russo

Ucrânia ataca campo de pouso de bombardeiro estratégico russo com drones

A Ucrânia atacou um importante campo de pouso de bombardeiro estratégico russo nesta quinta-feira (20) com drones, provocando uma enorme explosão e incêndio a cerca de 700 quilômetros das linhas de frente da guerra, disseram autoridades russas e ucranianas.1742479704 158 ebc

Explosão atinge aeródromo e casas próximas

Vídeos verificados pela Reuters mostraram uma enorme explosão se espalhando a partir do aeródromo, atingindo casas próximas. O Ministério da Defesa da Rússia disse que as defesas aéreas abateram 132 drones ucranianos sobre regiões russas.

Incêndio e fumaça gigantesca no céu

Outros vídeos verificados mostraram uma gigantesca nuvem de fumaça subindo no céu ao amanhecer e um intenso incêndio.

Base em Engels abriga bombardeiros pesados russos

A base em Engels, que remonta aos tempos soviéticos, abriga os bombardeiros estratégicos pesados russos Tupolev Tu-160 com capacidade nuclear, conhecidos não oficialmente como Cisnes Brancos.

Ataque de drones ucranianos na cidade de Engels

Roman Busargin, governador de Saratov, disse que houve um ataque de drones ucraniano na cidade de Engels, que deixou um campo de aviação em chamas, e que os moradores das proximidades foram retirados. Ele não mencionou especificamente a base de Engels, mas ela é o principal campo de pouso da região.

Confirmação do ataque e danos causados

O Ministério da Defesa da Ucrânia disse que suas forças atingiram o campo de aviação e provocaram detonações secundárias de munição. Kiev afirmou que a Rússia havia usado a base de Engels para realizar ataques contra a Ucrânia.

Dez feridos e destroços de drones ucranianos encontrados

Dez pessoas ficaram feridas no ataque, segundo as autoridades locais. Alguns moradores expressaram surpresa ao encontrar várias partes de drones ucranianos em seus jardins. Segundo o canal Shot Telegram, a Ucrânia atacou com drones PD-2 e Liutyi.

Estado de emergência declarado

O chefe do distrito de Engels, Maxim Leonov, disse que um estado de emergência local havia sido declarado, mas deu poucos detalhes. A Reuters não conseguiu confirmar de forma independente o que havia ocorrido no campo de pouso.

Ataques anteriores à base aérea de Engels

A Ucrânia já realizou ataques anteriores à base aérea de Engels que datam de dezembro de 2022. Em janeiro, alegou ter atingido um depósito de petróleo que servia à base, causando um grande incêndio que levou cinco dias para ser apagado.

Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok