Apple libera desinstalação de apps nativos no iOS na UE

Apple anuncia mudanças no iOS e iPadOS para se adequar à legislação da União Europeia

A gigante tecnológica Apple confirmou nesta quinta-feira (22) que está preparando uma série de mudanças nas plataformas iOS e iPadOS para se adequar à legislação da União Europeia, visando evitar multas ou até mesmo a proibição de seus produtos na região.

Troca e desinstalação de aplicativos nativos

Uma das mudanças mais significativas anunciadas pela Apple envolve a possibilidade de desinstalar aplicativos pré-instalados nos dispositivos da empresa. A partir do final de 2024, os usuários na União Europeia terão a opção de remover aplicativos como Mensagens, Fotos, Câmera, Safari e até a App Store, liberando espaço de armazenamento ou trocando-os por serviços de terceiros.

Flexibilizações nos sistemas operacionais móveis

Além da possibilidade de desinstalar aplicativos nativos, a Apple também implementará outras mudanças nos sistemas operacionais móveis até o final deste ano. Os usuários poderão alterar mais facilmente o navegador padrão e terão mais informações sobre cada programa. Além disso, o menu de Ajustes contará com uma aba dedicada aos aplicativos padronizados, facilitando a troca por opções preferidas pelos usuários.

Adequação à Lei dos Mercados Digitais

As mudanças promovidas pela Apple fazem parte da adequação da empresa à Lei dos Mercados Digitais (DMA, na sigla em inglês), que entrou em vigor em março deste ano. Essas alterações buscam atender aos novos mecanismos anticompetitivos exigidos pela legislação da UE.

Outras medidas na União Europeia

Além das mudanças já anunciadas, a Apple também foi obrigada a permitir a instalação de lojas de aplicativos de terceiros na região, algo que anteriormente só era possível com o desbloqueio dos dispositivos da marca.

Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok