
Aplicativo Celular Seguro registra 2,5 mil alertas de bloqueio durante o carnaval
O aplicativo Celular Seguro, desenvolvido pelo governo federal, teve uma movimentada atuação durante o carnaval em todo o Brasil, registrando cerca de 2,5 mil alertas de bloqueio. Essa ferramenta é uma importante aliada na proteção dos usuários em casos de roubo ou furto de aparelhos móveis.
Alertas por estado
De acordo com dados divulgados pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, o maior número de alertas – 519 no total – foi registrado na quarta-feira de cinzas, dia 5. O estado de São Paulo liderou o ranking, com 546 bloqueios entre o sábado de carnaval (1º) e a quarta-feira (5). Em seguida, o Rio de Janeiro teve o serviço acionado 439 vezes, seguido pela Bahia, com 203 alertas.
Variação regional
A grande concentração de foliões em estados como São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia pode ter contribuído para o aumento significativo no número de registros no aplicativo Celular Seguro durante o período do carnaval. Por outro lado, o Acre apresentou o menor número de bloqueios, com apenas um caso reportado.
Para utilizar o aplicativo Celular Seguro, disponível para Android e iOS, os usuários podem desativar a linha telefônica e o número de identificação do aparelho, além de bloquear contas e serviços vinculados em situações de roubo ou furto, como os aplicativos de bancos.
Para fazer o download do aplicativo, é necessário possuir uma conta no gov.br. Essa plataforma é essencial para garantir a segurança e a proteção dos dados dos usuários ao utilizar o Celular Seguro.
Com a praticidade e a eficácia do aplicativo, os usuários podem agir rapidamente em situações de emergência, garantindo a segurança de suas informações e evitando possíveis transtornos decorrentes de perda ou roubo de seus dispositivos móveis.
Fonte: Agência Brasil
Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok