Plataforma X, ex-Twitter, anuncia que tornará todas as curtidas privadas por padrão
O X, ex-Twitter, confirmou recentemente uma mudança significativa em sua plataforma: todas as curtidas serão tornadas privadas por padrão, conforme afirmou um engenheiro do X em uma publicação feita no perfil oficial da rede social. Essa novidade vem para atender aos anseios dos usuários em busca de mais privacidade e controle sobre sua presença na plataforma.
Tendência de mais privacidade nas redes sociais
A promessa de mais privacidade para as interações nas redes sociais já vinha sendo sinalizada pela rede social de Elon Musk há um tempo. Relatos sobre a intenção de tornar as curtidas privadas datam de setembro de 2021, antes mesmo da aquisição da plataforma pelo bilionário. A mudança reflete uma tendência crescente de plataformas online buscarem formas de proteger a privacidade e segurança de seus usuários.
Controle e segurança para os usuários
A iniciativa de tornar as curtidas privadas por padrão no X visa proporcionar mais conforto e autonomia para os usuários, permitindo que tenham maior controle sobre como são percebidos na rede social. Com essa alteração, o engenheiro responsável pela novidade destacou que as curtidas públicas podem incentivar comportamentos inadequados, como a não interação com conteúdos considerados “polêmicos” por medo de possíveis retaliações virtuais ou para preservar a imagem pública.
O diretor de engenharia do X, Haofei Wang, explicou que em breve será possível curtir publicações sem preocupações com a visibilidade das interações, enfatizando ainda que quanto mais um usuário interage na plataforma, mais ajustado o algoritmo de recomendações se torna para ele.
Mudanças em andamento e perspectivas futuras
Embora o desenvolvedor não tenha fornecido uma previsão para a implementação da novidade para todos os usuários, é importante ressaltar que assinantes do X Premium já têm a opção de ocultar suas próprias curtidas desde setembro de 2023. No entanto, ainda não está claro se a funcionalidade de curtidas privadas será estendida a todos os usuários ou se ficará restrita aos assinantes premium.
Além disso, não se sabe ao certo se as recomendações de conteúdo baseadas em curtidas de perfis seguidos serão afetadas por essa mudança. Os chamados “Curtido por” podem continuar a influenciar o feed de notícias, mesmo com as curtidas tornadas privadas. A medida destaca a constante evolução das plataformas de redes sociais em busca de maior segurança e privacidade para os usuários.
Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok