ANP aprova revisão da Resolução que dispõe sobre combustíveis aquaviários
A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) aprovou, nesta quinta-feira (11), a revisão da Resolução 903, de 2022, que dispõe sobre as especificações dos combustíveis de uso aquaviário e suas regras de comercialização.
Corante obrigatório para diesel marítimo na Região Norte
A resolução da ANP foi alterada para incluir a obrigatoriedade de adição de corante ao óleo diesel marítimo comercializado na Região Norte, que é facultada em outras regiões do país. A agência explica que a medida visa diferenciar visualmente o óleo diesel marítimo do óleo diesel rodoviário S10, visando coibir a comercialização irregular do produto e evitar vantagens financeiras indevidas por agentes econômicos.
Estudos indicam corante de coloração violeta
Os estudos conduzidos pelo Centro de Pesquisas e Análises Tecnológicas da Agência (CPT) indicaram a utilização do corante de coloração violeta para essa finalidade. A utilização do diesel marítimo em veículos automotores pode gerar maiores emissões de gases resultantes da queima do combustível, já que os dois produtos possuem especificações distintas.
O diesel marítimo pode conter até 0,5% de enxofre (5.000 mg/kg), um teor prejudicial aos sistemas de pós-tratamento de emissões presentes nos veículos. Portanto, a exigência do corante visa garantir a segurança e a correta identificação dos combustíveis utilizados, protegendo os consumidores e o meio ambiente.
Com a aprovação da revisão da Resolução, as alterações entrarão em vigor em breve, tornando obrigatória a adição do corante ao óleo diesel marítimo comercializado na Região Norte do país. A ANP reforça a importância do cumprimento das especificações dos combustíveis para garantir o bom funcionamento dos veículos e a preservação do meio ambiente.
Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok