André Mendonça assume como ministro efetivo do TSE.

Ministro do STF André Mendonça assume como ministro efetivo do TSE

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça tomou posse, nesta terça-feira (25), no cargo de ministro efetivo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), órgão responsável pela organização das eleições no Brasil.

Mendonça atuava como ministro substituto desde 2022

Desde o ano de 2022, André Mendonça já exercia suas funções no Tribunal Superior Eleitoral, porém, como ministro substituto. Com a saída do ex-presidente Alexandre de Moraes, no mês passado, uma das três cadeiras efetivas destinadas a membros do Supremo Tribunal Federal ficou vaga e foi ocupada por Mendonça.

Cerimônia de posse rápida e sem discursos

A cerimônia de posse foi rápida e não contou com discursos, diferentemente do que é comum nas cerimônias de posse de novos ministros que já fazem parte do tribunal. A formalidade da posse ocorreu sem grandes discursos ou celebrações.

Composição atual do TSE

Com a posse de André Mendonça, o Tribunal Superior Eleitoral passa a ser composto pela presidente, ministra Cármen Lúcia, pelo vice-presidente Nunes Marques e pelos ministros Raul Araújo e Maria Isabel Galotti, ambos do Superior Tribunal de Justiça, além dos ministros Floriano de Azevedo Marques e André Ramos Tavares, que têm origem na advocacia e foram indicados para compor o tribunal.

TSE: sete ministros de diferentes instâncias do Judiciário

O TSE é composto por sete ministros, sendo três provenientes do Supremo Tribunal Federal, dois do Superior Tribunal de Justiça e dois advogados indicados pelo presidente da República. A diversidade de origens dos ministros visa contribuir para a pluralidade de visões e decisões no âmbito do Tribunal Superior Eleitoral.

Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok