
ANAC suspende operações aéreas da Voepass
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) anunciou a suspensão das operações aéreas da Voepass, formada pela Passaredo Transportes Aéreos e pela Map Linhas Aéreas, a partir desta terça-feira (11). A decisão foi tomada em caráter cautelar, vigorando até que se comprove a correção de não conformidades relacionadas aos sistemas de gestão da empresa previstos em regulamentos.
Segundo a Anac, passageiros afetados pelo cancelamento de voos da Voepass devem buscar a empresa ou a agência de viagem responsável pela venda do bilhete para reembolso ou reacomodação em outras companhias. Atualmente, a Voepass opera com seis aeronaves, atendendo 15 localidades com voos comerciais e duas com contratos de fretamento.
Entenda
No dia 9 de agosto de 2024, um avião da Voepass caiu na cidade de Vinhedo (SP), resultando na morte de 62 pessoas. Desde então, a Anac implementou uma operação assistida de fiscalização nas instalações da companhia, com servidores da agência verificando as condições de segurança necessárias para as operações.
Em outubro de 2024, a Anac exigiu da Voepass medidas como redução da malha, aumento do tempo em solo das aeronaves para manutenção, troca de administradores e execução do plano de ação para correção das irregularidades. Entretanto, em fevereiro de 2025, após auditorias, a agência identificou a degradação da eficiência do sistema de gestão da empresa e o descumprimento das exigências feitas.
A Anac ressaltou a reincidência de irregularidades consideradas sanadas anteriormente, a falta de efetividade do plano de ações corretivas e a quebra de confiança nos processos internos da empresa. Diante disso, determinou a suspensão das operações da Voepass até que seja restabelecida a capacidade de garantir o nível de segurança exigido.
Repercussão
O Ministério de Portos e Aeroportos apoiou a decisão da Anac de suspender as operações da Voepass, classificando-a como acertada. Em nota, a pasta destacou que vinha acompanhando o processo e ressaltou que a medida cautelar visa fortalecer a governança da empresa aérea e a segurança dos voos no país.
Fonte: Agência Brasil
Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok