Alerta: Gov.br informará sobre vencimento do passaporte

Aviso de vencimento de passaporte agora disponível no aplicativo Gov.Br

A partir desta quarta-feira (12), os usuários do aplicativo Gov.Br passaram a receber notificações sobre o vencimento de seus passaportes. Essa novidade é resultado de uma parceria entre o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e a Polícia Federal (PF).

As notificações personalizadas são enviadas pelo serviço de caixa postal do aplicativo em três momentos cruciais: oito meses antes do vencimento, três meses antes do fim da validade e quando o documento já está vencido. Essa iniciativa visa lembrar os usuários da necessidade de renovar seus passaportes, com a expectativa de que, até 2026, mais de 1,9 milhão de pessoas recebam tais lembretes.

Requisitos de acesso

Para ter acesso a essas mensagens, os usuários precisam possuir uma conta com os níveis Prata ou Ouro na plataforma de serviços do Gov.Br. Essa medida visa facilitar a vida das pessoas e fortalecer a confiança na instituição, conforme afirmou o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Augusto Passos Rodrigues.

Acompanhe a cobertura completa da EBC na COP30

Caixa Postal e serviços personalizados

A Caixa Postal do aplicativo Gov.Br, lançada em fevereiro, permite o envio de informações personalizadas do governo para cada usuário da plataforma. Desde sua implementação, mais de 30 milhões de mensagens personalizadas já foram enviadas, abordando diversos serviços como Enem, CNU, Bolsa Verde, Meu SUS Digital, emissão de certificados digitais e Pé-de-Meia.

Plataforma de serviços digitais

A plataforma do governo federal conta com 4,6 mil serviços digitais federais e mais 8,7 mil serviços de estados e municípios. Entre os mais utilizados pelos brasileiros estão a Assinatura Gov.Br, Meu INSS, Meu SUS Digital, Enem, Fies, Carteira de Trabalho Digital e Carteira Digital de Trânsito.

Os serviços estão disponíveis para usuários com contas nos níveis Prata e Ouro. Para obter o nível Prata, é possível realizar o reconhecimento facial para conferência da foto com a da CNH ou validar dados em um dos 17 bancos credenciados na plataforma. Já para obter o nível Ouro, que garante acesso a todos os serviços públicos digitais e maior segurança, é necessário fazer o reconhecimento facial com base nos dados da Justiça Eleitoral ou pelo QR Code da CIN.

Fonte: Agência Brasil

Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok