
Paris 2024 se prepara para desafio inédito em segurança cibernética
A cidade de Paris está se preparando para enfrentar um desafio sem precedentes em termos de segurança cibernética para os Jogos Olímpicos de 2024. Os organizadores esperam uma enorme pressão sobre o evento esportivo, que ocorrerá de 26 de julho a 11 de agosto, e também para as Paraolimpíadas, de 28 de agosto a 8 de setembro.
Principais ameaças e preparativos de Paris 2024
O crime organizado, ativistas e Estados são apontados como as principais ameaças durante as Olimpíadas. Para enfrentar esses desafios, Paris 2024 está colaborando com a agência nacional francesa de segurança da informação (Anssi) e empresas especializadas em segurança cibernética, como Cisco e Eviden.
Declaração do diretor geral da ANSSI
O diretor geral da ANSSI, Vincent Strubel, ressaltou a importância de limitar o impacto dos ataques cibernéticos. Segundo ele: “Não podemos evitar todos os ataques, não haverá Jogos sem ataques, mas temos que limitar seus impactos sobre os Jogos Olímpicos. Há 500 locais, instalações de competição e coletivos locais, e nós testamos todos eles.”
Preparação e confiança de Paris 2024
A equipe de Paris 2024 está confiante em sua preparação e montará um centro de operações de segurança cibernética em local mantido em sigilo. Como afirmou Strubel: “Os Jogos estão enfrentando um nível de ameaça sem precedentes, mas também fizemos uma quantidade de trabalho de preparação sem precedentes, então acho que estamos um passo à frente dos agressores.”
Testes, inteligência artificial e desafios
Para garantir a segurança dos Jogos, Paris 2024 tem investido em testes de “hackers éticos” para avaliar seus sistemas e utiliza inteligência artificial para identificar e enfrentar possíveis ameaças. Espera-se que o número de eventos de segurança cibernética seja multiplicado por 10 em comparação com os Jogos de Tóquio em 2021.
Ataques anteriores e preocupações internacionais
Em 2018, um ataque cibernético com o vírus “Olympic Destroyer” impactou a cerimônia de abertura dos Jogos de Inverno de Pyeongchang. Recentemente, o presidente da França Emmanuel Macron expressou preocupações sobre possíveis ataques maliciosos da Rússia aos Jogos de Paris 2024.
Cenário geopolítico e segurança global
Os Jogos de Paris ocorrerão em meio a um cenário global complexo, que inclui a guerra da Rússia na Ucrânia e conflitos internacionais. O desafio de garantir a segurança cibernética durante o evento esportivo torna-se crucial diante desses contextos.
Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok