Alerta de chuvas intensas na Bahia até quinta-feira

Alerta de acumulado de chuva em Salvador e outras cidades baianas

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta quarta-feira (27), um aviso de acumulado de chuva para Salvador e outras cidades da Bahia. O grau de severidade foi classificado como perigo, e o alerta vale até as 10h desta quinta-feira (28).

A previsão é de chuva que pode variar de 30 a 60 milímetros por hora (mm/h) ou de 50 a 100 milímetros por dia (mm/dia), com risco de alagamentos, deslizamento de encostas e transbordamento de rios.

As orientações para a população incluem observar alterações nas encostas, desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia, proteger pertences da água envoltos em sacos plásticos em caso de inundação e obter mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Dentre os municípios afetados pelo aviso estão Araçás, Aratuípe, Cachoeira, Cairu, Camaçari, Candeias, Cardeal da Silva, Catu, Conde, Dias D’Ávila, Entre Rios, Esplanada, Itanagra, Itaparica, Jaguaripe, Laje, Lauro de Freitas, Madre de Deus, Maragogipe, Mata de São João, Muniz Ferreira, Nazaré, Pojuca, Presidente Tancredo Neves, Salinas da Margarida, Santo Amaro, São Felipe, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, Saubara, Simões Filho, Taperoá, Valença e Vera Cruz.

Bahia

O Inmet emitiu também um segundo aviso de chuvas intensas para o estado da Bahia como um todo, com grau de severidade classificado como perigo potencial, válido até as 10h desta quinta-feira.

A previsão é de chuvas variando entre 20 e 30 mm/h ou 50 mm/dia, com ventos intensos de 40 a 60 quilômetros por hora (km/h). Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos, alagamentos e descargas elétricas, de acordo com o instituto.

As instruções para a população incluem não se abrigar debaixo de árvores em casos de rajadas de vento, já que há leve risco de queda e descargas elétricas, além de não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, e evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

Dentre os municípios baianos afetados pelo aviso de chuvas intensas estão Angical, Baianópolis, Barra, Barreiras, Buritirama, Campo Alegre de Lurdes, Catolândia, Correntina, Cotegipe, Cristópolis e Itaguaçu da Bahia.

Temporais

A capital baiana registrou mais de 219 milímetros de chuvas nas últimas 72 horas, o dobro da média histórica. Em alguns locais, como a avenida San Martin e Retiro, a chuva ultrapassou os 360 mm, mais que o triplo da média para o mês.

Devido ao temporal, a prefeitura mobilizou equipes de vários órgãos para reduzir os impactos das chuvas. Nos últimos três dias, cerca de 270 pedidos de ajuda foram registrados, a maioria devido a deslizamentos de terra ou ameaças de deslizamento.

Na manhã desta quarta-feira (27), a prefeitura contabilizou mais 30 mm de chuva em bairros da região norte, deixando o solo encharcado. As sirenes de cinco bairros foram acionadas, e os abrigos estão recebendo famílias que vivem em áreas de risco.

Um deslizamento foi confirmado pela prefeitura, com relatos de pelo menos 10 casas soterradas na região da Saramandaia.

Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok