Alckmin afirma que é essencial colaborar na articulação política, segundo Lula.

Presidente Lula cobra participação na articulação junto ao Congresso Nacional

Após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cobrar publicamente maior participação na articulação junto ao Congresso Nacional do vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB), e do ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), o vice afirmou que a cobrança se referia a todos os integrantes do governo petista.

Declarações de Geraldo Alckmin

Para Alckmin, as conversas políticas entre os Poderes Executivo e Legislativo são bem feitas pelo ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha. “Como estávamos na primeira fileira, eu e Haddad (sic), ele (Lula) se referiu a nós dois. Mas no fundo, ele estava dizendo que todo mundo precisa ajudar nessa articulação política, que é bem coordenada e bem feita pelo ministro Padilha, doutor Padilha”, disse o vice-presidente em entrevista à rádio Band News FM, nesta segunda-feira, 29.

Fragmentação partidária

O ex-governador de São Paulo, Alckmin, atribui a falta de maioria no Congresso à fragmentação partidária. Ele comentou sobre a governabilidade nos tempos de Franco Montoro, destacando que era mais simples governar com um partido único. Hoje, dos 513 deputados, os 13 partidos que apoiaram o presidente Lula têm 139 deputados ao todo, tornando a articulação política mais complexa.

Redução da fragmentação partidária

Alckmin acredita que a fragmentação partidária tende a se reduzir com o passar dos anos devido ao crescimento da cláusula de barreira em cada eleição. Ele ressaltou a importância do diálogo, citando a aprovação da reforma tributária como um exemplo positivo.

Importância do cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal

O vice de Lula também mencionou a importância do cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal e a necessidade de desoneração da folha de pagamento como forma de estimular o emprego e a renda. Alckmin enfatizou a importância de compensar as desonerações para manter o equilíbrio das contas públicas.

Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok