
Advogado Marcello Lavenère Machado falece aos 86 anos em Brasília
O advogado alagoano Marcello Lavenère Machado, de 86 anos, faleceu neste domingo (12) em Brasília (DF). Lavenère ficou nacionalmente conhecido por ter sido presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e por ter assinado o pedido de impeachment do ex-presidente Fernando Collor de Mello em 1992.
Legado na defesa da democracia e dos direitos humanos
Nas notas de pesar, as seccionais da Ordem dos Advogados do Brasil destacaram o importante papel de Lavenère na defesa da democracia, da justiça social e dos direitos humanos. Natural de Maceió, o jurista tornou-se membro vitalício do Conselho Federal da OAB.
Atuação contra a ditadura militar
Além de sua atuação no impeachment de Collor, Marcello Lavenère Machado foi presidente da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça entre 2003 e 2007. Durante esse período, dedicou-se à análise das reparações às vítimas da ditadura militar, lutando pelos direitos dos perseguidos políticos.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou o legado do jurista, ressaltando que ele foi sempre atuante na defesa da democracia e da justiça social, além de sua dedicação à luta pela reparação às vítimas da ditadura.
Lula transmitiu sentimentos e solidariedade aos familiares, amigos, colegas e admiradores de Lavenère, que também foi membro da Comissão de Justiça e Paz da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.
Carreira acadêmica e vida pessoal
No campo acadêmico, Marcello Lavenère Machado foi professor na Universidade Federal de Alagoas (Ufal), na Universidade de Brasília (UnB) e na Escola Superior do Ministério Público. Ele deixa esposa, 6 filhos, 15 netos e 7 bisnetos.
O velório e a cremação de Lavenère serão realizados na segunda-feira (13) em Brasília. Seu falecimento representa uma perda significativa para a comunidade jurídica e para todos aqueles que valorizam a defesa dos direitos humanos e da democracia.
Fonte: Agência Brasil
Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok