
Aderr apreende mais de 40 aves ornamentais transportadas ilegalmente no posto do Jundiá
A Agência de Defesa Agropecuária de Roraima (Aderr) realizou uma operação que resultou na apreensão de mais de 40 aves ornamentais que estavam sendo transportadas ilegalmente. A ação ocorreu no posto do Jundiá, onde os fiscais interceptaram o veículo que transportava as aves.
Adulteração da guia de trânsito
A guia de trânsito original das aves era de 2024, no entanto, foi identificado que a mesma foi adulterada no destino. As informações referentes à propriedade, ao proprietário, ao CPF e ao atestado sanitário das aves foram modificadas de forma ilegal.
Fiscalização rigorosa
A Aderr tem intensificado as ações de fiscalização para coibir o transporte e comércio ilegal de animais silvestres e ornamentais em Roraima. A apreensão das mais de 40 aves demonstra o compromisso da agência em combater esse tipo de crime ambiental.
Consequências para os responsáveis
Os responsáveis pelo transporte das aves de forma irregular serão autuados e estarão sujeitos às penalidades previstas na legislação ambiental. Além da apreensão dos animais, eles poderão sofrer sanções administrativas e até mesmo responder criminalmente pelo ato.
É fundamental que a população esteja ciente dos riscos e consequências de se envolver com o tráfico de animais silvestres e ornamentais, que além de ser uma prática criminosa, coloca em risco a biodiversidade e o equilíbrio ambiental.
A Aderr seguirá atenta e atuante na fiscalização e combate a esse tipo de crime, garantindo a proteção da fauna e flora do estado de Roraima.
Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok








