Thiago Monteiro faz história em Roma e avança às oitavas de final do torneio Masters 1000
O tenista brasileiro Thiago Monteiro, de 29 anos, mostrou que está em grande fase na manhã deste domingo (12) ao derrotar o sérvio Miomir Kecmanovic, 58º do ranking, por 2 sets a 1, com parciais de 6-2, 4-6 e 7-6 (8-6), em uma partida que durou 2h37. Com essa vitória, Monteiro avançou pela primeira vez na sua carreira às oitavas de final de um torneio Masters 1000, fazendo história para o tênis brasileiro.
O triunfo de Monteiro em Roma
Desde 2016, quando Thomaz Bellucci alcançou as oitavas no mesmo torneio e parou nessa fase ao perder para Novak Djokovic, um tenista brasileiro não atingia esse feito. Antes do torneio, Monteiro ocupava a 106ª posição no ranking da ATP, mas com a vitória, já tem garantido um retorno ao top 90 do tênis mundial, mostrando sua evolução e qualidade nas quadras.
“Estou muito feliz de estar nas oitavas de um Masters 1000 pela primeira vez. A atmosfera no estádio estava uma loucura, parecia o Rio Open e o público estava quase todo torcendo por mim, não sei por quê [risos], mas foi muito divertido”, disse o atleta após a classificação.
A ascensão de Monteiro nos torneios Masters 1000
Monteiro vem em uma sequência positiva nessas competições, iniciada em Madrid, onde saiu do qualifying e venceu duas partidas na chave principal, incluindo uma contra o grego Stefanos Tsitsipas, atual número 8 do mundo. Em Roma, o brasileiro passou novamente pelo qualifying e acumula três vitórias na chave principal, derrotando tenistas com ranqueamentos superiores ao seu, como o francês Gael Monfils e o australiano Jordan Thompson.
No próximo duelo, Monteiro enfrentará o vencedor entre o norte-americano Ben Shelton e o chinês Zhizhen Zhang, mostrando confiança em seu desempenho.
“Jogar nesses grandes torneios e contra grandes jogadores é muito bom para a minha confiança. Num bom dia eu sei que posso competir contra os melhores”, afirmou o cearense.
Rafael Matos segue na chave de duplas
Enquanto isso, na chave de duplas, outro brasileiro busca o título em Roma: Rafael Matos, formando parceria com o argentino Andrés Molteni, avançou para as oitavas de final. Eles enfrentarão o espanhol Marcel Granollers e o argentino Horacio Zeballos em busca de uma vaga nas quartas de final.
Por outro lado, Marcelo Melo e Thiago Wild, entre os homens, e Luisa Stefani, entre as mulheres, foram eliminados nas fases anteriores. Na chave de simples, as esperanças brasileiras foram encerradas com as eliminações de Bia Haddad e Thiago Wild, em suas respectivas categorias.
Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok