Base de Canoas agora recebe voos comerciais para Porto Alegre

Aeronáutica utiliza Base Aérea de Canoas para operações de voos comerciais devido a alagamento em Porto Alegre

A Base Aérea de Canoas, localizada no Rio Grande do Sul, será o ponto de destino de alguns voos comerciais que estavam programados para pousar ou decolar do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre. O aeroporto da capital gaúcha foi afetado por fortes chuvas que atingiram a região nos últimos dias.

Medida emergencial

Segundo informações da Aeronáutica, a decisão de redirecionar os voos para Canoas tem o objetivo de suprir a demanda gerada pelo fechamento do aeroporto em Porto Alegre. A medida foi planejada em conjunto com o Ministério de Portos e Aeroportos, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e companhias aéreas.

Operação em curso

O primeiro avião a pousar na Base Aérea de Canoas foi da Azul Linhas Aéreas, transportando 1,5 tonelada de mantimentos arrecadados pela empresa, incluindo água, cobertores, absorventes, fraldas e soro fisiológico. A companhia informou que tem mais 251 toneladas de donativos prontas para serem enviadas ao estado nos próximos dias.

No dia seguinte, a Força Aérea Brasileira (FAB) e quatro outras empresas de aviação devem utilizar a base aérea para descarregar mais mantimentos. Na terceira fase da operação, uma aeronave levará o primeiro grupo de passageiros para Canoas.

Situação no Salgado Filho

De acordo com a Fraport Brasil, concessionária do Aeroporto Salgado Filho, não há previsão de retomada das operações. Foi emitido um Notam com data final em 30 de maio, mas o documento pode sofrer alterações a qualquer momento. A empresa orienta os passageiros a entrarem em contato com as companhias aéreas para obter informações sobre seus voos programados.

Ajuda humanitária

A FAB anunciou que realizará operações aéreas para lançar donativos e materiais essenciais para a população afetada pelas chuvas, que já causaram a morte de 100 pessoas no estado. As missões visam agilizar o atendimento às áreas isoladas devido às obstruções nas estradas.

Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok