Delegação do Hamas volta ao Egito para negociar trégua em Gaza




Delegação do Hamas volta ao Egito para discutir trégua com Israel

Delegação do Hamas Retorna ao Egito para Discutir Trégua com Israel

Uma delegação do Hamas retornou neste sábado (4) ao Egito para discutir a última proposta de trégua com Israel na Faixa de Gaza, onde o Exército israelense ameaça uma operação terrestre na cidade de Rafah, apesar das advertências internacionais.

Combates Intensos em Gaza

Um correspondente da AFP relatou intensos combates entre tropas israelenses e combatentes palestinos na Cidade de Gaza, no norte do território. Fontes hospitalares também relataram bombardeios israelenses em Rafah e na cidade vizinha de Khan Yunis.

Proposta de Trégua e Resposta do Hamas

Depois de quase sete meses de guerra, os mediadores das negociações (Catar, Egito e Estados Unidos) aguardam a resposta do Hamas à última proposta de trégua apresentada no final de abril. Esta oferta inclui a interrupção dos combates durante 40 dias e a troca de reféns israelenses detidos em Gaza desde 7 de outubro por palestinos presos em Israel.

Negociações em Curso

“A única coisa que se interpõe entre o povo de Gaza e um cessar-fogo é o Hamas”, disse o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken. O movimento islamista palestino informou que uma delegação viajaria ao Cairo neste sábado para “continuar as negociações” e destacou o “espírito positivo” dos seus líderes.

Ameaça de Ataque contra Rafah

Israel opõe-se ao cessar-fogo definitivo exigido pelo Hamas e insiste em lançar uma ofensiva terrestre contra a cidade de Rafah, no extremo sul da Faixa, por considerá-la o último reduto do movimento islamista.

Consequências Humanitárias

Uma operação em Rafah também poderia comprometer a entrada de ajuda humanitária na Faixa, segundo o Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA), alertando para um possível “banho de sangue”.

Desenvolvimentos Futuros

Israel dará às negociações uma semana antes de lançar a ofensiva que prepara há semanas contra Rafah. A comunidade internacional observa atentamente os desdobramentos dessas negociações e a possibilidade de uma escalada ainda maior no conflito entre Israel e Hamas.


Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok