Ministro desmente especulações sobre demissão na Petrobras

Ministro de Minas e Energia classifica como especulação rumores sobre demissão de presidente da Petrobras

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, desqualificou as recentes especulações sobre uma possível demissão do presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, como meros rumores. A declaração foi feita durante uma coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira (9), logo após a assinatura de uma medida provisória que visa reduzir entre 3,5% e 5% o valor das contas de luz no país.

Declarado pela pasta

O ministro afirmou categoricamente: “A Petrobras é um cargo do presidente da República. A pergunta é pertinente por causa de um monte de especulação que surgiu nos últimos dias”. Silveira ainda ressaltou que não manteve nenhum diálogo com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, afirmando: “Seria uma arrogância da minha parte. Será especulação do ministro falar sobre um cargo que é do presidente da República”.

Polêmicas recentes

No mês passado, a Petrobras tomou a decisão de não distribuir os dividendos extraordinários no valor de R$ 43,9 bilhões aos acionistas. Essa escolha, somada à abstenção do presidente Prates na votação, gerou desconforto no governo, que detém a maioria no Conselho de Administração da empresa e era contrário à distribuição dos dividendos. O montante foi mantido numa conta de reserva para possíveis investimentos futuros e o assunto ainda está sujeito a revisão por parte do governo.

Silveira, ao ser questionado sobre possíveis atritos entre o governo e o presidente da Petrobras, minimizou a existência de divergências públicas. O ministro argumentou: “Não existe essa personificação. Existem posições publicamente antagônicas, sobre alguns temas. Em algumas questões pontuais. Isso não é motivo de especulação, porque isso é público. As defesas que eu faço sobre as questões nacionais são conhecidas”.

Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok