Museu do Amanhã abre inscrições para programa de formação gratuito
O Museu do Amanhã está com inscrições abertas a partir da próxima segunda-feira (8) para a oitava edição do programa de formação gratuita Inspira Ciência. O projeto é voltado para professores da educação básica de todo o país e oferece oportunidades de atualização em ciências, abrangendo temas como astronomia, geologia, paleontologia, biologia e ecologia.
200 vagas disponíveis para professores em todo o Brasil
No total, serão disponibilizadas 200 vagas para professores interessados em participar do programa de formação. Segundo a gerente de Desenvolvimento Científico do Museu do Amanhã, Nina Pougy, o objetivo é trazer elementos e conceitos diferentes para que os docentes possam incorporar em suas aulas.
As inscrições poderão ser realizadas através do link disponível até o dia 12 de maio. Os resultados serão divulgados no dia 17 de maio.
Transformação para o formato online
Devido à pandemia de covid-19, o programa de formação Inspira Ciência passou a ser realizado de forma virtual a partir de 2020. A mudança para o ambiente online permitiu a participação de professores de todo o Brasil, enriquecendo o processo de formação com diferentes experiências e realidades.
No total, mais de 5,4 mil professores fizeram inscrição para o programa, sendo selecionados 1,5 mil e com mais de 900 concluindo o curso. As aulas mesclam conteúdos expositivos, práticos e o uso de ferramentas tecnológicas para serem aplicadas em sala de aula.
Rede de professores
Além da atualização profissional, o projeto também visa criar uma rede de compartilhamento entre os docentes de todo o país. Grupos no WhatsApp são formados desde a primeira edição em 2018, onde os professores trocam informações, cursos e eventos, valorizando a criação de uma rede de comunicação e interação.
Para participar, os professores devem estar vinculados a alguma escola e passam por critérios de seleção que contemplam a abrangência territorial, visando a inclusão de docentes de todos os estados. Metade das vagas são destinadas a professores negros, indígenas e quilombolas.
Parcerias e futuras ações
O Museu do Amanhã conta com o apoio da empresa IBM, que disponibilizou videoaulas gravadas para os interessados que não conseguiram vagas. Além disso, em parceria com o Canal Futura, está prevista a disponibilização de conteúdo introdutório na plataforma educacional do canal.
Em 2024, os professores selecionados participarão de cinco encontros virtuais nos dias 8, 15 e 29 de junho e 6 e 13 de julho. Os encontros contarão com palestrantes e momentos de interação entre os participantes, culminando em uma televisita à exposição do Museu do Amanhã. O programa é realizado em parceria com o British Council.
Sobre o Museu do Amanhã
O Museu do Amanhã é um equipamento da prefeitura do Rio de Janeiro, gerido pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG).
Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok