México rompe relações diplomáticas com Equador após invasão da embaixada
O México decidiu romper as relações diplomáticas com o Equador após a polícia equatoriana invadir a embaixada mexicana em Quito com o objetivo de prender o ex-vice-presidente equatoriano Jorge Glas, que estava abrigado no local desde dezembro, após ser indiciado por corrupção.
Presidente mexicano se pronuncia
O anúncio da suspensão das relações diplomáticas foi feito pelo presidente do México, Andrés Manuel López Obrador. Ele considerou a invasão da embaixada um ato autoritário e uma “violação flagrante” do direito internacional e da soberania mexicana.
Invasão da embaixada e prisão de Glas
No dia cinco de novembro, a polícia equatoriana arrombou as portas da embaixada mexicana em Quito e entrou no pátio principal para capturar Jorge Glas. O ex-vice-presidente estava sendo procurado por suborno e corrupção, com mais acusações sendo investigadas pelas autoridades equatorianas.
Reações e posicionamentos
O chefe da seção consular mexicana em Quito, Roberto Canseco, expressou preocupação com a situação, afirmando à imprensa local que não havia motivos para a invasão. Por outro lado, a presidência do Equador justificou a ação afirmando que não permitirá que criminosos fiquem em liberdade no país.
México planeja medidas legais
A secretária de Relações Exteriores do México, Alicia Bárcena, afirmou que diplomatas mexicanos ficaram feridos durante a invasão e que o caso será levado ao Tribunal Internacional de Justiça para denunciar as violações do direito internacional pelo Equador. Ela também exigiu garantias para o retorno seguro dos diplomatas mexicanos ao país.
Tensões prévias
Antes da invasão da embaixada, as tensões entre os dois países já estavam aumentando devido a declarações consideradas “infelizes” pelo presidente do México sobre as últimas eleições no Equador. Em resposta, o governo equatoriano declarou o embaixador mexicano persona non grata.
Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok