Polícia Federal cumpre mandado de busca e apreensão por suspeita de fake news
A Polícia Federal (PF) realizou nesta quinta-feira (28) uma operação de busca e apreensão em Osasco (SP) contra um homem suspeito de se passar pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, nas redes sociais, em especial no Instagram.
Operação Inverídico
Denominada como Operação Inverídico, a ação da PF foi motivada por investigações que apontaram a criação de um perfil falso em nome do ministro, sem autorização. Segundo nota divulgada pela corporação, o suspeito estaria utilizando o nome de Ricardo Lewandowski na tentativa de se passar pela autoridade pública.
Objetivo da investigação
A PF informou que a investigação terá continuidade para elucidar qual era o propósito do investigado ao criar o perfil falso. Além disso, as autoridades pretendem verificar se outras figuras públicas também foram alvo desse tipo de crime virtual, que envolve questões de falsidade ideológica e uso indevido de identidade.
Com o avanço das redes sociais e o fácil acesso a informações, as autoridades policiais têm intensificado as ações de combate às fake news e à falsa identidade nas plataformas digitais, visando preservar a integridade e veracidade das informações veiculadas na internet.
Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok