Embaixada da Suécia comemora adesão à Otan em Brasília

Embaixada da Suécia celebra adesão do país à Otan

A embaixada da Suécia no Brasil celebrou, nesta sexta-feira (15), em Brasília, a adesão do país à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). A representação do país europeu no Brasil convidou os embaixadores e adidos militares dos demais integrantes da aliança militar com representação aqui no país para uma cerimônia na embaixada. Na ocasião, foi hasteada a bandeira da Otan ao lado da bandeira da Suécia, encerrando a histórica posição de neutralidade do país nórdico.

Importância da adesão da Suécia à Otan

“A invasão em grande escala da Ucrânia pela Rússia mergulhou a Europa numa grave crise de segurança, acompanhada pela ameaça persistente do terrorismo. Estas ameaças transcendem fronteiras. É por isso que é tão importante que a Suécia reforce a Otan e a Otan reforce a Suécia”, afirmou o adido de Defesa sueco, Lars Bergström.

História e composição da Otan

A Otan é a aliança militar criada, em 1949, para se opor à antiga União Soviética no contexto da Guerra Fria. Inicialmente com 12 membros, hoje a organização reúne 32 países. Entre eles, Estados Unidos, Canadá, Turquia, Alemanha, Reino Unido, França, Itália, Portugal e Espanha.

Motivação e repercussão da adesão da Suécia à Otan

A Suécia pediu para ingressar no grupo em maio de 2022, pouco após a invasão da Ucrânia pela Rússia, em fevereiro daquele ano. Além da Suécia, a Finlândia também entrou na Otan após a invasão da Ucrânia. A Rússia critica o avanço da Otan para perto de suas fronteiras e prometeu tomar medidas em resposta a essa adesão.

A embaixadora da Suécia no Brasil, Karin Wallensteen, destaca que a invasão da Ucrânia pela Rússia teve o efeito oposto ao pretendido por Putin, expandindo as fronteiras da Otan.

Fortalecimento da segurança com a adesão

A diplomata ressalta que a segurança da Suécia está agora totalmente interligada aos outros países da Otan. Um ataque a qualquer membro da aliança é considerado um ataque a todos, o que resultaria em uma resposta conjunta.

Considerações finais sobre a adesão da Suécia à Otan

No cenário atual, o adido de Defesa dos Estados Unidos, Coronel Chike Williams, menciona que a Suécia abandona sua histórica neutralidade em um mundo cada vez mais perigoso. Esse movimento é visto como uma resposta às crescentes ameaças à segurança global.

Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok