
ONU solicita reforço na segurança da COP30 após protesto
Depois do protesto registrado na última terça-feira (11), quando um grupo de manifestantes e indígenas tentou ocupar a área da Zona Azul da COP30, onde são realizadas as negociações da conferência, a Organização das Nações Unidas (ONU) encaminhou uma carta pedindo para que o governo federal reforce a segurança nas imediações do evento.
Reforço na segurança solicitado pela ONU
O pedido da ONU foi direcionado à Casa Civil da Presidência da República, que optou por não divulgar o conteúdo da carta recebida. A segurança interna da Blue Zone, área onde ocorre a COP30, está sob responsabilidade do Departamento das Nações Unidas para Segurança e Proteção (UNDSS, na sigla em inglês), que define as estratégias de proteção das áreas dentro do evento.
Decisões de segurança e posicionamento
Em resposta ao protesto do dia 11, a Casa Civil informou que não participou das decisões das forças de segurança pública relacionadas ao evento. Todas as solicitações apresentadas pela ONU têm sido atendidas pelo governo federal. No dia seguinte aos protestos, houve uma reavaliação conjunta dos meios e quantitativos policiais para a preservação dos perímetros de segurança, incluindo as áreas Laranja e Vermelha da COP30, que foram ampliadas.
Foram realizados reposicionamentos e ampliações das forças de segurança, com medidas como a ampliação do espaço intermediário entre as Zonas Azul e Verde, visando aumentar a prevenção de incidentes semelhantes. Além disso, foi determinada a ação conjunta da Força Nacional e Polícia Federal na Zona Verde, e o fortalecimento do perímetro com a instalação de gradis, barreiras metálicas e estruturas de contenção adicionais em pontos vulneráveis.
Medidas de segurança e melhorias nas instalações
Para garantir a segurança e o conforto dos participantes, foram adotadas medidas como a melhoria na climatização dos espaços, com a instalação de novos aparelhos de ar-condicionado nas tendas e unidades adicionais do modelo sprint nas salas que apresentavam falhas na climatização. Também foram realizadas correções de goteiras após o rompimento de calhas no Media Center e Posto de Saúde.
Protesto na Blue Zone
No dia do protesto, as entradas e saídas da Blue Zone, área central das negociações da COP30, foram fechadas no início da noite, após um grupo de manifestantes tentar entrar no local. Seguranças formaram cordões humanos para impedir o avanço do grupo, resultando em dois seguranças feridos. Os manifestantes, que portavam bandeiras de coletivos estudantis e faixas de protesto, foram retirados do local, enquanto as pessoas com credenciais puderam sair do pavilhão de acesso da Zona Azul.
Fonte: Agência Brasil
Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok









