Trump reduzirá tarifas de importação de café

Donald Trump anuncia redução de tarifas de importação sobre café

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, revelou que em breve vai diminuir as tarifas de importação aplicadas ao café. No entanto, não especificou quais países produtores serão beneficiados por essa medida.

Declaração de Trump

Em uma entrevista ao programa The Ingraham Angle, da Fox News, na terça-feira (11), Trump afirmou: “Vamos reduzir algumas tarifas e vamos deixar entrar mais café. Tudo isso acontecerá muito rápido e com muita facilidade. É um processo cirúrgico bonito de se ver. Nossos custos de importação estão muito mais baixos”. Essa declaração veio como resposta a questionamentos sobre o aumento dos preços nos EUA.

Confirmação pelo secretário do Tesouro

No dia seguinte, o secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, confirmou a informação em outro programa da emissora, o Fox and Friends. Bessent mencionou que os norte-americanos verão “anúncios substanciais” nos próximos dias com o intuito de reduzir os preços de produtos como café, bananas e outros itens não cultivados nos Estados Unidos.

Bessent, no entanto, não entrou em detalhes sobre como essa redução de tarifas será implementada. Ele apenas assegurou que os preços serão diminuídos “muito rapidamente” e que os norte-americanos começarão a sentir uma melhora em relação à economia já no primeiro semestre de 2026.

Impacto no mercado

Até 2024, os EUA eram um dos principais destinos do café produzido no Brasil, sendo o principal importador de cafés especiais brasileiros, adquirindo cerca de 2 milhões de sacas do produto anualmente, gerando uma receita superior a US$ 550 milhões.

De acordo com o Conselho dos Exportadores de Café (Cecafé), o café brasileiro representa mais de 30% do mercado norte-americano. O Brasil é o maior exportador de café para os Estados Unidos, respondendo por 16% das exportações brasileiras do produto.

Posicionamento oficial

A Agência Brasil entrou em contato com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e o Itamaraty, que aguardam uma declaração oficial do governo norte-americano sobre a redução de tarifas de importação sobre o café.

Fique por dentro das últimas atualizações sobre essa mudança nas tarifas de importação de café nos Estados Unidos. Acompanhe as notícias em tempo real.

Fonte: Agência Brasil
Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok