
Conmebol anula cartão amarelo de Gonzalo Plata e o libera para jogo decisivo
A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) decidiu anular o segundo cartão amarelo recebido pelo atacante Gonzalo Plata, do Flamengo, durante a partida contra o Estudiantes, na última quinta-feira (18), no Maracanã, pela Libertadores. Com isso, o equatoriano está novamente à disposição do técnico Filipe Luís para o jogo de volta, que acontecerá na próxima quinta (25) às 21h30, no Estádio Jorge Luis Hirschi, em La Plata, Argentina, com transmissão ao vivo pela Rádio Nacional.
Erro de arbitragem corrigido após análise da Conmebol
No lance que resultou na expulsão de Plata, aos 36 minutos do segundo tempo, o árbitro Andres Rojas interpretou erroneamente a jogada, aplicando o segundo cartão amarelo ao jogador do Flamengo. No entanto, em análise posterior, a Conmebol divulgou um vídeo reconhecendo o equívoco da arbitragem, mostrando que o zagueiro adversário foi o responsável pela falta cometida.
A entidade explicou que, de acordo com o protocolo do árbitro de vídeo (VAR), somente quatro situações podem ser revistas: gols, pênaltis, cartões vermelhos diretos e confusão de identidade. Como o lance em questão não se enquadrava nessas categorias, não foi possível corrigir a decisão no momento da partida.
Repercussão e críticas do Flamengo
O Flamengo emitiu uma nota oficial criticando a arbitragem de Andres Rojas, classificando-a como um “desfile de equívocos” e sugerindo que a condução do jogo foi tendenciosa. O clube carioca também apontou para faltas invertidas, cartões amarelos aplicados de forma desproporcional e um suposto pênalti não marcado a seu favor.
Além disso, o Flamengo contestou o gol do Estudiantes, alegando que o mesmo teria sido validado após um toque no braço aberto do atacante adversário, que expandiu sua área de contato de forma irregular.
Vantagem do Flamengo para o jogo de volta
Com a vitória por 2 a 1 no primeiro confronto, o Flamengo chega ao jogo de volta com a vantagem do empate. Já o Estudiantes precisa vencer por dois ou mais gols no tempo normal para avançar na competição. Em caso de vitória argentina por um gol de diferença e empate no placar agregado, a decisão será nos pênaltis.
Fonte: Agência Brasil
Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok









