PF cumpre mandados na residência de Bolsonaro; tornozeleira será utilizada.

Polícia Federal cumpre mandados relacionados a Jair Bolsonaro

A Polícia Federal realizou na manhã desta sexta-feira (18) a execução de dois mandados de busca e apreensão em endereços vinculados ao ex-presidente Jair Bolsonaro. As ações fazem parte de um desdobramento de investigações em andamento.

1752852747 573 ebc

Medidas cautelares

Além dos mandados cumpridos, Jair Bolsonaro foi conduzido à Secretaria de Estado de Administração Penitenciária para colocar uma tornozeleira eletrônica. De acordo com a decisão judicial, o ex-presidente está sujeito a uma série de medidas cautelares.

Bolsonaro está proibido de utilizar as redes sociais e precisa permanecer em casa das 19h às 7h. Além disso, ele não pode se comunicar com outros réus, embaixadores e diplomatas estrangeiros, e está impedido de se ausentar da comarca do Distrito Federal.

O passaporte de Jair Bolsonaro já havia sido apreendido em fevereiro de 2024, como parte das investigações em curso.

Reações e defesa

Após a aplicação das medidas, a defesa do ex-presidente emitiu uma nota expressando surpresa e indignação com as cautelares impostas. A equipe de advogados afirmou que Bolsonaro sempre cumpriu as determinações judiciais e que se manifestará de forma apropriada após analisar a decisão.

O Partido Liberal (PL), por meio do deputado Sóstenes Cavalcante, lamentou a determinação do uso da tornozeleira eletrônica e manifestou repúdio à operação da Polícia Federal. O presidente do partido, Valdemar Costa Neto, ressaltou que Bolsonaro sempre esteve disponível para colaborar com as autoridades.

A PF divulgou uma nota breve informando sobre a deflagração da operação, que incluiu os mandados de busca e apreensão e as medidas cautelares determinadas pelo Supremo Tribunal Federal, no âmbito de um processo específico.

Para mais informações, acesse a Agência Brasil.

Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok