Investigação de sete doenças respiratórias em aves no Brasil.

Ministério da Agricultura investiga sete casos de doenças respiratórias em aves

O Ministério da Agricultura e Pecuária está investigando sete casos de doenças respiratórias em aves, de acordo com informações atualizadas pelo painel Síndrome Respiratória e Nervosa em Aves, da pasta, às 13h01 desta terça-feira (20).

Detalhes dos casos

Dois dos casos analisados são em granjas comerciais, localizadas em Ipumirim (SC) e Aguiarnópolis (TO). Outros quatro casos estão em criadouros de subsistência, situados em Triunfo (RS), Estância Velha (RS), Salitre (CE) e Eldorado dos Carajás (PA). Além disso, há um caso envolvendo aves silvestres em Derrubadas (RS).

Tipos de doenças em investigação

Segundo o ministério, os casos em investigação podem estar relacionados à influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP ou gripe aviária), doença de Newcastle (DNC) ou outras doenças respiratórias.

Situação atual

O painel informa que atualmente existem dois “focos em andamento” de gripe aviária no país. Um deles está em Montenegro (RS), marcando o primeiro registro no Brasil em uma granja comercial. O outro foco está localizado em Sapucaia do Sul (RS), no zoológico da cidade, envolvendo aves consideradas silvestres.

Situação epidemiológica

De acordo com os dados do ministério, o Brasil já registrou 164 focos confirmados de gripe aviária em animais silvestres, com o primeiro caso datado de 15 de maio de 2023. Além disso, foram confirmados três casos em criadouros de subsistência, com o primeiro registro em 27 de junho de 2023. Também houve um caso em uma granja comercial em Montenegro (RS), confirmado na última quinta-feira (15).

Fonte: Agência Brasil

Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok